Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8394
Type: Artigo Cientifico
Título : A literatura mediada pelo código artístico: trabalho com o repertório emocional a partir do processo catártico
Author: Knoner, Laura Pottim
First advisor: Eckstein, Manuela Pires Weissbock
Resume: Este estudo buscou investigar como as narrativas pictóricas e visuais contribuem para a formação de um repertório emocional relacionado ao desenvolvimento intrapessoal (autoconhecimento) do sujeito. Portanto, realizou-se uma análise da obra literária “A cidade dos carregadores de pedras", de Sandra Branco. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentando-se nos estudos de Minayo (2001) e Gil (2007). Partindo de uma análise exploratória da obra literária, o estudo propôs intervenções pedagógicas que favoreçam uma formação sócio emocional por meio da mediação da catarse literária. Sob a perspectiva histórico-cultural, compreendemos que o aspecto volitivo (emocional), constitui-se como elemento central na formação da subjetividade individual. Nesse contexto, a experiência literária opera como um instrumento de mediação simbólica no processo catártico, servindo como ferramenta intrapsíquica que permite a ressignificação das experiências pessoais, ampliando os sentidos e significados sobre a narrativa interna.
Palabras clave : Literatura infantojuvenil
Inteligência emocional
Desenvolvimento emocional
Catarse
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8394
Fecha de publicación : 2024
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KNONER.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.