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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8394
Type: | Artigo Cientifico |
Título : | A literatura mediada pelo código artístico: trabalho com o repertório emocional a partir do processo catártico |
Author: | Knoner, Laura Pottim |
First advisor: | Eckstein, Manuela Pires Weissbock |
Resume: | Este estudo buscou investigar como as narrativas pictóricas e visuais contribuem para a formação de um repertório emocional relacionado ao desenvolvimento intrapessoal (autoconhecimento) do sujeito. Portanto, realizou-se uma análise da obra literária “A cidade dos carregadores de pedras", de Sandra Branco. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentando-se nos estudos de Minayo (2001) e Gil (2007). Partindo de uma análise exploratória da obra literária, o estudo propôs intervenções pedagógicas que favoreçam uma formação sócio emocional por meio da mediação da catarse literária. Sob a perspectiva histórico-cultural, compreendemos que o aspecto volitivo (emocional), constitui-se como elemento central na formação da subjetividade individual. Nesse contexto, a experiência literária opera como um instrumento de mediação simbólica no processo catártico, servindo como ferramenta intrapsíquica que permite a ressignificação das experiências pessoais, ampliando os sentidos e significados sobre a narrativa interna. |
Palabras clave : | Literatura infantojuvenil Inteligência emocional Desenvolvimento emocional Catarse |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8394 |
Fecha de publicación : | 2024 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
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