Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8397
Tipo: | Monografia |
Título: | Instituições contemporâneas de educação formal: uma análise da arquitetura escolar |
Autor(es): | Carminatti, Victória Louise de Paula Santos |
Primeiro Orientador: | Gräff, Patrícia |
Resumo: | A arquitetura escolar traduz os elementos que compõe o cenário em que os processos de ensino e de aprendizagem são desenvolvidos e constituiu o tema desta pesquisa. Teve como objetivo principal buscar por aproximações e distanciamentos entre a arquitetura de diferentes espaços escolares, especialmente na Educação Básica e na Educação Superior. Metodologicamente, se utilizou da fotografia como instrumento para a produção de dados, na organização de um estudo qualitativo que teve os Estudos Foucaultianos – de onde pinça o conceito de disciplina como operador metodológico – seu ancoradouro teórico. Partindo das imagens capturadas nos espaços escolares, foram identificadas as características principais que compõe a arquitetura das instituições em cada nível escolar. A partir da investigação sobre documentos nacionais que orientam a educação no Brasil, compreendeu-se a caracterização do espaço físico escolar e os conceitos de preservação desse espaço. Os resultados encontrados demonstraram que a arquitetura escolar está constituída em um modelo pensado no século XVII, com políticas que se voltam para a segurança, mas também para a vigilância, produzindo, através da hierarquia, da economia do tempo, da organização, da observação e do silêncio, uma sociedade disciplinar. Por fim, se conclui que a arquitetura dos diferentes espaços formais de educação procuram atender a uma educação disciplinar, voltada à dominação do corpo e dos pensamentos dos estudantes |
Abstract/Resumen: | Esta investigación tuvo como objetivo principal buscar aproximaciones y distanciamientos entre la arquitectura de diferentes espacios escolares, especialmente en la Educación Básica y en la Educación Superior. Metodológicamente, se utilizó la fotografía como instrumento para la producción de datos, en la organización de un estudio cualitativo que tuvo los Estudios Foucaultianos - de donde pinza el concepto de disciplina como operador metodológico - su anclaje teórico. Partiendo de las imágenes capturadas en los espacios escolares, se identificaron las características principales que componen la arquitectura de las instituciones en cada nivel escolar. A partir de la investigación sobre documentos nacionales que orientan la educación en Brasil, se com prendió la caracterización del espacio físico escolar y los conceptos de preservación de ese espacio. Los resultados encontrados demostraron que la arquitectura escolar está constituida en un modelo pensado en el siglo XVII, con políticas que se vuelven para la seguridad, pero también para la vigilancia, produciendo, a través de la jerarquía, de la economía del tiempo, de la organización, de la observación y del silencio, una sociedad disciplinaria. Finalmente, se concluye que la arquitectura de los diferentes espacios formales de educación buscan atender a una educación disciplinaria, volcada a la dominación del cuerpo y de los pensamientos de los estudiantes |
Palavras-chave: | Educação escolar básica Ensino superior Espaço escolar Poder disciplinar Escolas (Arquitetura) Universidades (Arquitetura) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8397 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CARMINATTI.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.