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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/852
Tipo: | Monografia |
Título: | Educação infantil e as relações étnico-raciais: o eu, o outro e o nós |
Autor(es): | Hoscharuck, Jaqueline |
Primeiro Orientador: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Primeiro membro da banca: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Segundo membro da banca: | Bittencourt, Zoraia de Aguiar |
Terceiro membro da banca: | Carvalho, Rodrigo Saballa de |
Resumo: | Trabalhar as relações étnico-raciais na escola é de suma importância, pois é na infância que a criança constitui a sua identidade. Por isso, o presente trabalho busca investigar de que maneira a escola de Educação Infantil aborda a questão das relações étnico-raciais com as crianças, analisando como o professor lida com situações de preconceito e como as crianças reagem diante do diferente. O interesse dessas questões partiram de observações realizadas na escola em que realizei o estágio curricular para Educação Infantil e que presenciei situações de preconceito durante a rotina escolar. Percebi que os professores tinham dificuldades em trabalhar o tema, faltando-lhes formação e conhecimento sobre o tema. A pesquisa de cunho qualitativo teve na literatura infantil, na abordagem teórica e na prática de estágio o método de pesquisa. Essa escolha me oportunizou desenvolver hipóteses e construir possibilidades de trabalho e reflexões acerca das relações étnico-raciais no âmbito da Educação Infantil. As práticas realizadas durante o Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, realizado no ano de 2015, foi o campo de atuação da pesquisa e o estudo se desenvolveu com quatorze crianças entre dois e três anos de idade. Durante o processo, foi possível verificar que as relações étnico-raciais são vivenciadas pelas crianças desde pequenas e que as mesmas já trazem consigo uma imagem negativa formada sobre os negros, seja na escolha dos brinquedos, nas brincadeiras ou no faz-de-conta. As crianças não encontram na escola um tempo e espaço para (re)pensar sobre a identidade do negro, sua cultura e o respeito às diferenças. Com isso, as propostas durante o estágio curricular foram desenvolvidas como possibilidades de práticas pedagógicas que contemplem esses elementos constitutivos do eu, do outro e do nós, em um processo de experiências, de escuta e de relações respeitosas entre as crianças, seus pares e os adultos. Considerando os resultados, é importante a elaboração de estratégias pedagógicas que contemplem a identidade da criança negra no âmbito escolar, trazendo também para a roda de conversa as relações étnico-raciais. |
Palavras-chave: | Educação infantil Relações étnico-raciais Estágio curricular |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/852 |
Data do documento: | 12-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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