Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/853
Tipo: | Monografia |
Título: | Formação de professores: o ensino de ciências naturais nas escolas |
Autor(es): | Miola, Patrícia |
Primeiro Orientador: | Pierozan, Sandra Simone Hopner |
Primeiro membro da banca: | Silveira, Carmem Lucia Albrecht da |
Segundo membro da banca: | Longo, Maristela |
Terceiro membro da banca: | Pierozan, Sandra Simone Höpner |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade analisar como as futuras professoras do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul estão sendo preparadas para sua atuação. Neste sentido o tema apresentado foi: o ensino de ciências na formação do pedagogo. Possui como objetivo geral analisar a disciplina de Ensino de Ciências: Conteúdo e Metodologia da Universidade Federal da Fronteira Sul, a fim de compreender como os professores estão sendo preparados para sua atuação no ensino de ciências. Pretendeu-se ter uma visão de como é feita a formação de professores levando em consideração os aspectos voltados ao ensino, portanto mais metodológicos. A abordagem metodológica foi à pesquisa qualitativa, desenvolvida como pesquisa de campo com as acadêmicas do curso de Pedagogia e que cursam esta disciplina. Diante disso sentiu-se a necessidade de conhecer também a visão dos professores que já ministraram essa disciplina, e desta forma eles também foram alvos da pesquisa. Este trabalho apresenta também resultados de uma pesquisa, a qual teve como objetivo analisar as ementas dos cursos de licenciatura em pedagogia, de ensino presencial ou a distância, nas instituições de ensino superior na região da AMAU/RS, em relação as disciplinas ofertadas aos futuros professores, relacionado ao ensino de ciências. Com base nos resultados foi feita uma análise dos dados, utilizando alguns teóricos como Delizoicov; Angotti e Pernambuco (2009), Geraldo (2009), Mendes e Toscano (2011), entre outros. Com as análises foi possível compreender como que a formação acadêmica acontece, e como são abordados os aspectos voltados para o ensino de ciência nos anos iniciais. Assim, através dos resultados obtidos percebeu-se que as estudantes estão recebendo uma formação de qualidade e que mesmo com certas dificuldades que podem surgir no decorrer da disciplina, estas não fazem com que se perca o sentido da formação. No que pode ser observado às alunas possuem uma noção básica do que o ensino de ciências pretende transpor e isto é fundamental para um bom trabalho com as crianças futuramente. |
Palavras-chave: | Educação Ciências naturais Formação de professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/853 |
Data do documento: | 12-Jan-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MIOLA.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.