Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8543
Type: Dissertação
Title: Função modular quadrática: um estudo a partir da interpretação global figural
Author: Sernajotto, Débora
First advisor: Menoncini, Lucia
Resume: Esta dissertação apresenta o estudo da função modular quadrática que se apoia na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, mais especificamente na abordagem de Interpretação Global Figural. Tal abordagem permite explorar funções por meio de correlações entre as unidades significativas visuais e as unidades significativas algébricas. As correlações ocorrem a partir do desenvolvimento das operações semióticas de tratamento e de conversão, e neste sentido a dissertação destaca a relevância do entendimento conceitual destas operações, pois segundo Duval, é a partir delas, em especial das conversões entre os registros, que a aprendizagem matemática ocorre. Assim, o objetivo da dissertação consiste em uma investigação qualitativa sobre os esboços das curvas de funções modulares quadráticas, analisando as correspondências entre as representações semióticas no registro gráfico e suas representações algébricas, considerando para isso, a função quadrática tanto em sua forma completa, quanto em formas incompletas. A pesquisa utiliza o GeoGebra como recurso para a observação das transformações que ocorrem com as representações semióticas da função modular quadrática. Como resultado, a Interpretação Global Figural pode favorecer o ensino da função modular quadrática à medida que explora as operações de tratamento e conversão, permitindo uma visão mais ampla e qualitativa do esboço de curvas e sua correlação com a expressão algébrica.
Abstract: This master’s thesis presents a study on the quadratic modular function, based on Raymond Duval’s Theory of Semiotic Representation Registers, specifically the Global Figural Interpretation approach. This approach enables the exploration of functions through correlations between significant visual units and significant algebraic units. These correlations arise from the development of the semiotic operations of treatment and conversion. In this regard, the master’s thesis highlights the importance of conceptual understanding of these operations, since, according to Duval, mathematical learning occurs primarily through them, especially through conversions between registers. Thus, the objective of the master’s thesis is to conduct a qualitative investigation into the sketches of the quadratic modular function’s curve, analyzing the correspondences between semiotic representations in the graphical register and their algebraic representations. This analysis considers the quadratic function in both its complete and incomplete forms. The research utilizes GeoGebra as a tool for observing the transformations that occur within the semiotic representations of the quadratic modular function. As a result, the Global Figural Interpretation may enhance the teaching of the quadratic modular function by exploring the operations of treatment and conversion, allowing for a broader and more qualitative perspective on curve sketching and its correlation with the algebraic expression.
Keywords: Funções modulares
Educação matemática
Tecnologia educacional
Teoria da representação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8543
Issue Date: 2025
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SERNAJOTTO.pdf987,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.