Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/856
Type: | Monografia |
Title: | Autoavaliação docente: reflexões a partir da análise da literatura científica e das experiências de professores atuantes na Educação Básica |
Author: | Bordin, Aline Paula Pochmann |
First advisor: | Silva, Ivone Maria Mendes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Ivone Maria Mendes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cristofoli, Maria Silvia |
metadata.dc.contributor.referee3: | Menegas, Rômulo |
Resume: | Inúmeros são os desafios que os docentes enfrentam atualmente no exercício de sua profissão. Uma importante ferramenta na superação desses desafios é a autoavaliação docente, na qual o professor tem a oportunidade de refletir sobre a sua prática, em uma busca constante pelo aperfeiçoamento profissional e pela qualificação do ensino ofertado aos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo analisar como o tema da autoavaliação docente vem sendo debatido no campo educacional. Mais especificamente, buscou-se investigar como professores brasileiros concebem o tema da autoavaliação docente e se esta é uma prática presente no cotidiano de trabalho desses profissionais; compreender como a prática contínua de autoavaliação pode influenciar a prática pedagógica dos professores; identificar se, no contexto brasileiro e nas escolas onde os docentes participantes da pesquisa atuam, é comum o desenvolvimento de estratégias que possibilitem a prática de autoavaliação do professor e quais são as finalidades e consequências (positivas e negativas). Para isso, foi utilizado como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica, com foco nos estudos publicados sobre o tema nos últimos 10 anos, e a análise de dados empíricos obtidos a partir de questionários respondidos por nove professores de uma escola pública estadual do município de Paulo Bento/RS. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que a autoavaliação é um tema pouco debatido e praticado de forma superficial, não sistemática, sem o aprofundamento e objetivos desejáveis, e de maneira a enfatizar os erros pelos professores que participaram de nossa pesquisa. Isso pode, em parte, ser atribuído à própria inexistência de uma cultura de autoavaliação e reflexão em nosso país. |
Keywords: | Autoavaliação docente Reflexão Educação Básica |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/856 |
Issue Date: | 12-Jan-2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BORDIN.pdf | 406.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.