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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/859
Tipo: | Monografia |
Título: | A Base Nacional Comum Curricular e o currículo da Educação Infantil |
Autor(es): | Favero, Suélen Brancher |
Primeiro Orientador: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Primeiro membro da banca: | Silva , Roberto Rafael Dias da |
Segundo membro da banca: | Santos, Almir Paulo dos |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso de graduação aborda o olhar sobre o currículo da Educação Infantil, suas (re)construções e sua importância. Esse é um tema que tem inúmeras discussões, pontos de vista e cada instituição de educação infantil busca adequar-se as suas especificidades ao construir seu currículo. Com a tramitação da Base Nacional Comum Curricular, outros interesses de pesquisa despertaram em mim o desejo de conhecer e refletir sobre o currículo da educação infantil, que é o plano orientador das práticas nas instituições, no qual educadores organizam suas práticas educacionais em torno do conhecimento, buscando articular saberes e experiências das crianças. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral apresentar o olhar dado ao currículo da Educação Infantil a partir da Base Nacional Comum Curricular. Para isso, elenquei alguns objetivos específicos que deram sustentação para a discussão, já que a BNCC ainda está em processo de tramitação legal. São eles: conhecer as concepções de currículo; Examinar os principais documentos curriculares para Educação Infantil; Discutir a Educação Infantil na proposta apresentada na Base Nacional Comum Curricular. Para isso, fundamentei metodologicamente o trabalho em uma pesquisa bibliográfica, que incluiu a análise documental com fundamentação teórica e embasamento nas discussões acerca das principais políticas educacionais que se referem ao currículo da Educação Infantil. A partir disso, dividi o trabalho em seções: Primeiros avanços das Políticas Educacionais: A Constituição Federal de 1988; As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil: propostas para o currículo da Educação Infantil; Um panorama geral sobre apontamentos trazidos pela Base Nacional Comum Curricular. Para finalizar, faço algumas considerações contemporâneas sobre a Base Nacional Comum Curricular no âmbito da Educação Infantil e Campos de experiências com um outro olhar sobre o aprender na Educação Infantil. Com esse trabalho foi possível (re)conhecer que a legislação em relação a educação infantil vem crescendo, criando consistência teórica e prática, mas ainda temos muito do currículo para construir junto com as crianças, professores, famílias e a gestão escolar. Olhando a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil vejo outras possibilidades de ampliar a maneira de ver e trabalhar na educação infantil na qual os campos de experiência nos trazem perspectivas significativas de trabalho com as crianças de zero a cinco anos. |
Palavras-chave: | Educação infantil Diretrizes Curriculares Nacionais Formação de professores Políticas curriculares |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/859 |
Data do documento: | Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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