Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/864
Tipo: Monografia
Título: Avaliação da aprendizagem: uma ferramenta essencial na construção do conhecimento
Autor(es): Pieper, Luciane
Primeiro Orientador: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Primeiro membro da banca: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Segundo membro da banca: Luz, Edite Ribeiro da
Terceiro membro da banca: Silva, Januária Rodrigues da
Resumo: Este trabalho teve a finalidade de analisar a avaliação da aprendizagem no cotidiano escolar a partir das concepções dos professores em sua prática pedagógica. Neste sentido, o tema de pesquisa apresentado foi: Avaliação da Aprendizagem como processo de construção do conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo como objetivo principal compreender como os professores utilizam os resultados das avaliações da aprendizagem quando planejam atividades voltadas à construção do conhecimento pelos alunos. A abordagem metodológica foi à pesquisa qualitativa com entrevista estruturada com duas docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, uma do primeiro ciclo (1º ano ao 3º ano) e uma do segundo ciclo (4º ano e 5º ano). Os resultados da análise das entrevistas evidenciaram que ainda existem ideias ambíguas e confusas quanto à concepção de avaliação da aprendizagem, não sendo possível uma definição clara de tal concepção. Também não foi possível identificar mecanismos da utilização da avaliação da aprendizagem para a construção do conhecimento. As professoras apontam que o instrumento para avaliação da aprendizagem ainda é a prova, sendo assim, a avaliação é marcada por uma ideia de classificação dos alunos. Logo não há um planejamento de ações após os resultados da avaliação, pois para as entrevistadas a avaliação destina-se a atribuir uma nota ou elaborar o parecer descritivo. Por fim, conclui-se que não existe um planejamento após os resultados das avaliações dos alunos com a finalidade da construção do conhecimento.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Construção do conhecimento
Concepções de avaliação
Instrumentos avaliativos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/864
Data do documento: 12-Jan-2017
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIEPER.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.