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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8715
Tipo: | Monografia |
Título: | O livro didático como instrumento pedagógico para a construção da autonomia do estudante dos A.I. na alfabetização |
Autor(es): | Baldo, Fernanda Kubiaki, Paula Regina |
Primeiro Orientador: | Maraschin, Maria Lucia Marocco |
Resumo: | O objetivo deste estudo consistiu em analisar as perspectivas de autonomia e cidadania presentes no processo de alfabetização, referenciado por meio de imagens, incursões textuais e atividades no livro didático, com atenção à construção da cidadania e da autonomia junto aos educandos deste nível/série de ensino. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que, de acordo com Severino (2002), apresenta os caminhos e opções a serem adotadas no decorrer da pesquisa, tendo como pressuposto central a denominada análise documental desejada. O processo de análise dos documentos selecionados ancora-se na Análise de Conteúdo, apresentada por Moraes (2011) e Trivinõs(1987), contemplando as etapas de pré-análise, análise categorial e análise inferencial. Teoricamente, buscamos apoio nas contribuições de autores que se ocupam das especificidades do livro didático, como Batista (2003), Amaral e Perovano (2023), Bittencourt (1993; 2011), Verceze e Silvino (2008), dentre outros. Para a análise documental, acessamos livros de uma coleção do PNLD de 2021, destinada aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa coleção, foram dois manuais do professor e dois livros dos alunos, das áreas de Língua Portuguesa e Geografia. A análise centrou-se em algumas categorias da obra: capas, seções introdutórias e o primeiro capítulo metodológico de cada livro. Os resultados revelaram a presença de orientações, perspectivas teóricas, normativas, sugestões pedagógicas, entre outras, assim como sinalizaram limitações quanto às perspectivas de promoção do protagonismo da cidadania e do envolvimento coletivo e colaborativo. O exposto chama atenção para algumas singularidades, tais como práticas tradicionais, marcadas pela centralidade na atuação do professor e pela distância em relação à realidade das crianças, sujeitos desse processo. Concluímos que estudar o livro didático requer uma mediação crítica e reflexiva, a fim de garantir práticas dialógicas emancipadoras e respeitosas aos seus interlocutores. |
Palavras-chave: | Livro didático Independência (Personalidade) Cidadania Alfabetização Mediação pedagógica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8715 |
Data do documento: | 2025 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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