Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8778
Type: | Monografia |
Title: | O conceito de ser social em Vigotski: contribuições para a prática pedagógica com a infância de 4 e 5 anos |
Author: | Domingues, Idrielly Leite |
First advisor: | Alves, Solange Maria |
Resume: | O presente trabalho trata de um exercício de aproximação ao conceito de ser social em Vigotski1, perseguindo identificar elementos desse conceito que possam ser considerados fundamentais para a prática pedagógica com crianças entre 4 e 5 anos, no âmbito da educação infantil. Tem origem em reflexões e problematizações oriundas da atividade de estágio supervisionado em educação infantil, durante o percurso formativo de licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó (SC). Está filiado ao grupo de estudos e pesquisas Escola de Vigotski - GEPEVI e ao projeto matricial de pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação na perspectiva histórico-cultural. Tem como objetivo geral: analisar o conceito de ser social em Vigotski e possíveis implicações para a prática pedagógica na educação infantil de 4-5 anos. Tal objetivo se orientou por OBJETIVOS ESPECÍFICOS (i)Estudar e Analisar o conceito de ser social na teoria histórico cultural de Vigotski, e (ii)Identificar possíveis orientações do conceito de criança como ser social para a prática pedagógica no âmbito da educação infantil. Em termos metodológicos, este trabalho segue, ainda que de forma embrionária, a base do materialismo histórico-dialético (MHD), que é a referência principal da Teoria Histórico-Cultural (THC) que, por sua vez, constitui nosso fundamento teórico-conceitual. Nestes termos, o processo de investigação se orienta pela lógica dialética materialista segundo a qual o movimento de apreensão do objeto pelo pensamento se caracteriza por unidade dialética entre tese-antítese-síntese. Conclui-se que, na perspectiva de Vigotski, a criança é compreendida como um ser social desde o início de sua existência, sendo o desenvolvimento humano profundamente influenciado pelas relações sociais. Assim, o professor além de transmitir conteúdos, assume o papel de mediador do conhecimento, fazendo com que aconteçam interações significativas que respeitam e potencializam o desenvolvimento das crianças. Dessa forma, compreender a criança como ser social permite fundamentar práticas pedagógicas mais conscientes, e coerentes com o processo de formação na infância. |
Keywords: | Educação infantil Desenvolvimento humano Socialização Prática de ensino |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8778 |
Issue Date: | 2025 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DOMINGUES.pdf | 475.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.