Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8780
Type: Monografia
Title: A formação do professor para o ensino da linguagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Author: Santos, Ivani Aparecida Vieira
First advisor: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resume: Discute-se muito acerca das múltiplas linguagens e vozes presentes no processo educativo dos alunos em alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EF). Nesse sentido, nesse estudo nos aprofundamos dando centralidade a linguagem matemática para compreender sua presença e importância na vida e no cotidiano de todo e qualquer sujeito humano. É objetivo geral desta pesquisa destacar a compreensão do processo formativo do professor pedagogo ante a linguagem matemática e sua presença na vida dos sujeitos, de modo especial nos Anos Iniciais do EF. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, que utilizou produções acadêmicas disponíveis na ANPEd e no Google Acadêmico. A pesquisa ocorreu em meados do mês de setembro de 2024, e esteve atenta à formação de professores, pedagogos para o ensino de matemática e suas relações nos anos iniciais do EF. Como resultados deste estudo, capturamos nas fontes citadas, quatorze artigos, atentos a formação do pedagogo para o ensino da matemática, e a linguagem matemática e suas interfaces. A análise deste escopo de pesquisa, após leitura integral dos textos nos permitiram a construção de três categorias e posterior análise inferencial acerca do constatado: a) A formação do pedagogo para o ensino de matemática nos Anos Iniciais do EF; b) A linguagem matemática na formação do professor dos Anos Iniciais do EF; c) O ensino da matemática nos anos iniciais do EF na perspectiva lúdica e interdisciplinar; figuram como desafios à matemática dos anos iniciais do EF, afim de que nos reconheçamos como corresponsáveis pela compreensão, pelo zelo e pelo ensino desta linguagem dentre as multiplicidades de referenciais que dão ancoragem às práticas educativas desta linguagem na educação infantil e nos anos iniciais do EF.
Abstract: The debate surrounding the multiple languages present in the educational process of students in the literacy phase of the Early Years of Elementary School has been gaining increasing attention. In this context, the present study delves into and centers on mathematical language in order to understand its presence and importance in the life of every human being. Methodologically, this is an exploratory bibliographic research, which used academic works available in GT 19 of ANPEd and on Google Scholar. The research was conducted around September 2024 and focused on the training of pedagogy teachers for the teaching of mathematics and its aggregates in the Early Years of Elementary School. As a result of this study, we found, in the cited sources, fourteen articles that address the training of pedagogy teachers for mathematics teaching, along with mathematical language and its interfaces. The analysis of this research scope, after a full reading of the texts, allowed us to construct three categories and subsequently carry out inferential analysis based on the findings: a) the training of pedagogy teachers for mathematics teaching in the Early Years of Elementary School; b) mathematical language in the training of teachers in the Early Years of Elementary School; c) the teaching of mathematics in the Early Years of Elementary School from a playful and interdisciplinary perspective. These categories represent challenges for mathematics in the Early Years of Elementary School, so that we can recognize ourselves as co-responsible for the understanding, care, and teaching of this language, considering the multiple references that support educational practices in Early Childhood Education and the Early Years of Elementary School.
Keywords: Pedagogos
Formação
Matemática
Estudo e ensino
Ensino fundamental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8780
Issue Date: 2025
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS.pdf529.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.