Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8796
Type: Artigo Cientifico
Título : O estágio não obrigatório na formação de licenciandos em ciências biológicas: espaços de possibilidades formativas
Otros títulos : Non-mandatory internship in the training of graduates in biological sciences: spaces of training possibilities
Author: Pinheiro, Jucilaine Araujo Bottega da Rocha
First advisor: Lima, Barbara Grace Tobaldini de
Resume: A prática dos estágios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios é uma ação considerada como momento de mobilizar as teorias assimiladas ao longo da formação com as práticas profissionais oportunizadas, isso em diversas áreas de conhecimento, mas que nesta pesquisa envolve a formação de licenciandos em Ciências Biológicas. Uma das inquietações oriundas do estágio não obrigatório está relacionada com as contribuições dessas atividades na formação acadêmica e profissional dos participantes e que são problematizadas neste projeto de pesquisa. Com base nessas situações buscamos compreender melhor as finalidades do estágio não obrigatório para a formação acadêmica e profissional dos participantes. Nossos resultados indicam uma similaridade com as contribuições, historicamente, construídas na prática dos estágios obrigatórios, como também, é espaço para problematização e desenvolvimento dos saberes profissionais.
Resumen : The practice of mandatory and non-mandatory supervised internships is considered a time to mobilize the theories learned throughout training with the professional practices provided. This practice spans various fields of knowledge, but in this research, it involves the training of undergraduate students in Biological Sciences. One of the concerns arising from the non-mandatory internship is related to the contributions these activities make to the academic and professional development of participants, which are problematized in this research project. Based on these situations, we seek to better understand the purposes of the non-mandatory internship for the academic and professional development of participants. Our results indicate a similarity with the contributions historically constructed in the practice of mandatory internships, as well as providing a space for problematization and development of professional knowledge.
Palabras clave : Formação de professores
Estágios supervisionados
Biologia
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8796
Fecha de publicación : 21-nov-2019
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PINHEIRO.pdf850.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.