Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8796
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O estágio não obrigatório na formação de licenciandos em ciências biológicas: espaços de possibilidades formativas
Título(s) alternativo(s): Non-mandatory internship in the training of graduates in biological sciences: spaces of training possibilities
Autor(es): Pinheiro, Jucilaine Araujo Bottega da Rocha
Primeiro Orientador: Lima, Barbara Grace Tobaldini de
Resumo: A prática dos estágios supervisionados obrigatórios e não obrigatórios é uma ação considerada como momento de mobilizar as teorias assimiladas ao longo da formação com as práticas profissionais oportunizadas, isso em diversas áreas de conhecimento, mas que nesta pesquisa envolve a formação de licenciandos em Ciências Biológicas. Uma das inquietações oriundas do estágio não obrigatório está relacionada com as contribuições dessas atividades na formação acadêmica e profissional dos participantes e que são problematizadas neste projeto de pesquisa. Com base nessas situações buscamos compreender melhor as finalidades do estágio não obrigatório para a formação acadêmica e profissional dos participantes. Nossos resultados indicam uma similaridade com as contribuições, historicamente, construídas na prática dos estágios obrigatórios, como também, é espaço para problematização e desenvolvimento dos saberes profissionais.
Abstract/Resumen: The practice of mandatory and non-mandatory supervised internships is considered a time to mobilize the theories learned throughout training with the professional practices provided. This practice spans various fields of knowledge, but in this research, it involves the training of undergraduate students in Biological Sciences. One of the concerns arising from the non-mandatory internship is related to the contributions these activities make to the academic and professional development of participants, which are problematized in this research project. Based on these situations, we seek to better understand the purposes of the non-mandatory internship for the academic and professional development of participants. Our results indicate a similarity with the contributions historically constructed in the practice of mandatory internships, as well as providing a space for problematization and development of professional knowledge.
Palavras-chave: Formação de professores
Estágios supervisionados
Biologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8796
Data do documento: 21-Nov-2019
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PINHEIRO.pdf850.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.