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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8803
Tipo: | Monografia |
Título: | O yoga e a educação holística como caminhos de cuidado docente: uma abordagem integradora frente ao adoecimento no contexto escolar |
Autor(es): | Kammler, Laiane Carolina |
Primeiro Orientador: | Mohr, Naira Estela Roesler |
Primeiro membro da banca: | Desiderio, Raphaela de Toledo |
Segundo membro da banca: | Corrêa, Pamela Marmentini |
Resumo: | Este trabalho investiga os impactos do adoecimento docente, especialmente agravados após a pandemia de COVID-19, e propõe caminhos de resistência e reinvenção a partir de práticas integrativas no contexto escolar. O objetivo é compreender de que forma a educação holística, articulada ao yoga, pode atuar como ferramenta de bem-estar, autocuidado e refúgio para professores(as), oferecendo alternativas diante do crescente número de doenças relacionadas à exaustão e à falta de reconhecimento profissional. Fundamentado em uma abordagem qualitativa e transdisciplinar, o estudo entende a saúde docente como um fenômeno multifatorial, atravessado por questões de gênero, subjetividade e modelos educacionais produtivistas. Inspirado no pensamento de Paulo Freire, bell hooks, Suely Rolnik, Rafael Yus, António Nóvoa e outros(as) autores(as), destaca-se a urgência de uma formação que integre corpo, mente, emoções e espiritualidade. O yoga, enquanto filosofia e prática corporal, é apresentado como estratégia concreta de cuidado de si e de escuta interior, favorecendo o autoconhecimento, a presença e o fortalecimento emocional. Conclui-se que práticas como o yoga não devem ser tratadas como complementares, mas como dimensões estruturantes de uma educação verdadeiramente transformadora, incentivando a criação de futuros projetos que unam formação continuada e cuidado integral docente. |
Abstract/Resumen: | This study investigates the impacts of teacher illness, especially those intensified after the COVID-19 pandemic, and proposes paths of resistance and reinvention through integrative practices within the school environment. It aims to understand how holistic education, in articulation with yoga, can function as a tool for well-being, self-care, and refuge for teachers, offering alternatives to the growing number of diseases related to exhaustion and lack of professional recognition. Based on a qualitative and transdisciplinary approach, the research conceives teacher health as a multifactorial phenomenon, influenced by issues of gender, subjectivity, and productivity-oriented educational models. Inspired by the ideas of Paulo Freire, bell hooks, Suely Rolnik, Rafael Yus, António Nóvoa, among others, it emphasizes the urgency of a teacher training that integrates body, mind, emotions, and spirituality. Yoga, as both philosophy and bodily practice, emerges as a concrete strategy of self-care and inner listening, promoting self-awareness, presence, and emotional strengthening. The study concludes that practices such as yoga should not be treated as complementary, but as structuring dimensions of a truly transformative education, encouraging the creation of projects that combine continuing education and comprehensive teacher care. |
Palavras-chave: | Adoecimento docente. Educação holística. Yoga. Formação docente. Espiritualidade. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/8803 |
Data do documento: | Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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