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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/907
Type: | Monografia |
Title: | Formação docente na perspectiva da inclusão |
Author: | Paiva, Rosana de Souza |
First advisor: | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lepke, Sonize |
metadata.dc.contributor.referee2: | Terra, Mara Teresinha Rodrigues |
Resume: | Este trabalho teve como objetivo compreender como os professores enfrentam os desafios impostos diariamente em sala de aula para o desenvolvimento da inclusão escolar. O texto está organizado em capítulos. O primeiro apresenta as legislações que orientam sobre a inclusão escolar, contribuições teóricas de Theresinha Guimarães Miranda, Teófilo Alves Galvão Filho, Lino de Macedo, Maria Cecília Rafael de Góes e Adriana Lia Friszman de Laplane e outros sobre a formação de professores e uma análise de revisão de literatura em teses e dissertações sobre a inclusão. O segundo capítulo apresenta os procedimentos metodológicos da pesquisa. E o terceiro capítulo apresenta os resultados obtidos mediante entrevista estruturada com quatro professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas da cidade de Erechim/RS que possuem alunos com deficiências em suas turmas. Podemos afirmar que a formação inicial das entrevistadas pouco auxiliou a pensar em práticas inclusivas, pois cursaram alguma disciplina isolada sobre o tema, mas de acordo com elas não foi significativo. As dificuldades mais recorrentes que elas enfrentam para desenvolver a inclusão escolar são: falta de recursos pedagógicos, falta de formação, falta de orientação especializada e número excessivo de alunos por turma. Nas possíveis soluções há muito a evoluir e entre tantos fatores, está a formação docente porque o desenvolvimento da inclusão educacional só pode ter bons resultados se forem feitos por meio da qualificação profissional. Dessa forma, a ampliação dos cursos de formação são indispensáveis para a preparação dos professores, agentes que atuam diretamente no processo de inclusão social. Investimentos em tecnologias e em materiais didáticos serão bem-vindos. Os resultados apontaram que os professores não estão preparados para os processos de inclusão de alunos com deficiências, e a necessidade da elaboração de programas de formação para discutir, de forma mais aprofundada, os temas aqui abordados, é oportuno. Percebeu-se que os educadores anseiam por um processo de formação contínua, que possa desenvolver sua prática pedagógica a partir da autonomia docente. Por outro lado, deu pra perceber durante as entrevistas que os profissionais que lidam bem com a inclusão o fazem com sua conta em risco, devido a essas precárias condições de trabalho que impedem muitas vezes um trabalho com êxito. De acordo com as falas das professoras é possível verificar que a falta de formação não impediu de aceitarem o desafio posto pela inclusão, mesmo diante das dificuldades enfrentadas. Essa postura revela a necessidade de romper com a ideia preconcebida que muitos têm, que só docentes com formação especial podem trabalhar com alunos com deficiência. |
Keywords: | Formação de professores Inclusão escolar Recursos pedagógicos Inclusão social |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/907 |
Issue Date: | Aug-2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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