Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/913
Type: Monografia
Title: Estudo comparado dos espaços escolares para educação infantil em diferentes propostas pedagógicas
Author: Ostrowski, Matilde
First advisor: Cristofoli, Maria Silvia
metadata.dc.contributor.referee1: Silva , Ivone Maria Mendes de
metadata.dc.contributor.referee2: Klosinski, Daniele Vanessa
Resume: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer, analisar e comparar espaços escolares sob diferentes perspectivas pedagógicas (de Reggio Emilia e da escola montessoriana) e políticas educacionais (Programa Proinfância). A pesquisa procurou analisar os espaços físicos escolares a partir da experiência da Educação Infantil de Reggio Emilia e, pelo uso da metodologia comparada, descrever e analisar esses espaços nas propostas montessoriana e do Programa Proinfância, a fim de identificar semelhanças e diferenças. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com uso de imagens. Foram questões da pesquisa: Quais são os espaços escolares que ganham centralidade nas diferentes propostas pedagógicas e políticas para a Educação Infantil? Em que se assemelham e em que se diferenciam os espaços físicos escolares nessas propostas? Dos resultados obtidos, foi constado que os espaços das propostas analisadas dão centralidade a essa dimensão. Ao mesmo tempo, apresentam espaços diferenciados e planejados para e com as crianças.
Keywords: Espaço escolar
Educação infantil
Propostas pedagógicas
Ambiente escolar
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/913
Issue Date: Aug-2017
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OSTROWSKI.PDF878.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.