Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/913
Type: | Monografia |
Title: | Estudo comparado dos espaços escolares para educação infantil em diferentes propostas pedagógicas |
Author: | Ostrowski, Matilde |
First advisor: | Cristofoli, Maria Silvia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva , Ivone Maria Mendes de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Klosinski, Daniele Vanessa |
Resume: | Esta pesquisa teve como objetivo conhecer, analisar e comparar espaços escolares sob diferentes perspectivas pedagógicas (de Reggio Emilia e da escola montessoriana) e políticas educacionais (Programa Proinfância). A pesquisa procurou analisar os espaços físicos escolares a partir da experiência da Educação Infantil de Reggio Emilia e, pelo uso da metodologia comparada, descrever e analisar esses espaços nas propostas montessoriana e do Programa Proinfância, a fim de identificar semelhanças e diferenças. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com uso de imagens. Foram questões da pesquisa: Quais são os espaços escolares que ganham centralidade nas diferentes propostas pedagógicas e políticas para a Educação Infantil? Em que se assemelham e em que se diferenciam os espaços físicos escolares nessas propostas? Dos resultados obtidos, foi constado que os espaços das propostas analisadas dão centralidade a essa dimensão. Ao mesmo tempo, apresentam espaços diferenciados e planejados para e com as crianças. |
Keywords: | Espaço escolar Educação infantil Propostas pedagógicas Ambiente escolar |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/913 |
Issue Date: | Aug-2017 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OSTROWSKI.PDF | 878.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.