Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/913| Type: | Monografia |
| Title: | Estudo comparado dos espaços escolares para educação infantil em diferentes propostas pedagógicas |
| Author: | Ostrowski, Matilde |
| First advisor: | Cristofoli, Maria Silvia |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva , Ivone Maria Mendes de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Klosinski, Daniele Vanessa |
| Resume: | Esta pesquisa teve como objetivo conhecer, analisar e comparar espaços escolares sob diferentes perspectivas pedagógicas (de Reggio Emilia e da escola montessoriana) e políticas educacionais (Programa Proinfância). A pesquisa procurou analisar os espaços físicos escolares a partir da experiência da Educação Infantil de Reggio Emilia e, pelo uso da metodologia comparada, descrever e analisar esses espaços nas propostas montessoriana e do Programa Proinfância, a fim de identificar semelhanças e diferenças. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com uso de imagens. Foram questões da pesquisa: Quais são os espaços escolares que ganham centralidade nas diferentes propostas pedagógicas e políticas para a Educação Infantil? Em que se assemelham e em que se diferenciam os espaços físicos escolares nessas propostas? Dos resultados obtidos, foi constado que os espaços das propostas analisadas dão centralidade a essa dimensão. Ao mesmo tempo, apresentam espaços diferenciados e planejados para e com as crianças. |
| Keywords: | Espaço escolar Educação infantil Propostas pedagógicas Ambiente escolar |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/913 |
| Issue Date: | Aug-2017 |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| OSTROWSKI.PDF | 878.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.