Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/913
Type: Monografia
Título : Estudo comparado dos espaços escolares para educação infantil em diferentes propostas pedagógicas
Author: Ostrowski, Matilde
First advisor: Cristofoli, Maria Silvia
metadata.dc.contributor.referee1: Silva , Ivone Maria Mendes de
metadata.dc.contributor.referee2: Klosinski, Daniele Vanessa
Resume: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer, analisar e comparar espaços escolares sob diferentes perspectivas pedagógicas (de Reggio Emilia e da escola montessoriana) e políticas educacionais (Programa Proinfância). A pesquisa procurou analisar os espaços físicos escolares a partir da experiência da Educação Infantil de Reggio Emilia e, pelo uso da metodologia comparada, descrever e analisar esses espaços nas propostas montessoriana e do Programa Proinfância, a fim de identificar semelhanças e diferenças. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com uso de imagens. Foram questões da pesquisa: Quais são os espaços escolares que ganham centralidade nas diferentes propostas pedagógicas e políticas para a Educação Infantil? Em que se assemelham e em que se diferenciam os espaços físicos escolares nessas propostas? Dos resultados obtidos, foi constado que os espaços das propostas analisadas dão centralidade a essa dimensão. Ao mesmo tempo, apresentam espaços diferenciados e planejados para e com as crianças.
Palabras clave : Espaço escolar
Educação infantil
Propostas pedagógicas
Ambiente escolar
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/913
Fecha de publicación : ago-2017
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OSTROWSKI.PDF878,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.