Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/990
Type: | Monografia |
Title: | Livros didáticos de Sociologia : um estudo a partir de conteúdos presentes no ENEM 2016 |
Author: | Marcon, Carine |
First advisor: | Pereira, Thiago Ingrassia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da |
Resume: | A presente pesquisa propõe uma investigação e análise sobre os conteúdos presentes nos livros didáticos de Sociologia vigentes no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015, através dos conteúdos de Sociologia analisados por esta pesquisa na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM 2016. Dentre as 45 questões presentes no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM 2016, foram selecionadas por esta pesquisa dezessete questões que atenderam em seus conteúdos os seguintes critérios de análise e investigação: Orientações Curriculares Nacionais, reflexões que exijam imaginação sociológica e, questões que por um aspecto interdisciplinar exijam conhecimentos sociológicos para a sua resolução. A partir das questões selecionadas e dos conteúdos presentes em cada questão, realizou-se a investigação desses conteúdos dentro dos seis livros didáticos em circulação no PNLD 2015, que em sua vigência de três anos contempla o ano de 2016. As análises articuladas e realizadas por esta pesquisa partem do campo da educação para o ensino de Sociologia, evidenciando a importância da sintonia entre as políticas públicas, currículo, materiais didáticos e o ensino de Sociologia na Educação Básica no Brasil. A partir das análises realizadas, foi possível verificar dois pontos importantes e sugestivos, o primeiro diz respeito à presença marcante da Sociologia no ENEM 2016, configurando 37,8% dos conteúdos do caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O segundo demonstra a importância e o caráter decisivo de estudos que se proponham a trabalhar o currículo de Sociologia para o os livros didáticos, dado sua recente inserção no PNLD, após a lei da obrigatoriedade da disciplina de Sociologia. |
Keywords: | Ensino de sociologia Livro didático Exame Nacional do Ensino Médio Base currícular Plano Nacional do Livro Didático |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/990 |
Issue Date: | Aug-2017 |
Appears in Collections: | Ciências Sociais - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARCON.PDF | 2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.