Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/990| Type: | Monografia |
| Title: | Livros didáticos de Sociologia : um estudo a partir de conteúdos presentes no ENEM 2016 |
| Author: | Marcon, Carine |
| First advisor: | Pereira, Thiago Ingrassia |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da |
| Resume: | A presente pesquisa propõe uma investigação e análise sobre os conteúdos presentes nos livros didáticos de Sociologia vigentes no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015, através dos conteúdos de Sociologia analisados por esta pesquisa na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM 2016. Dentre as 45 questões presentes no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias do ENEM 2016, foram selecionadas por esta pesquisa dezessete questões que atenderam em seus conteúdos os seguintes critérios de análise e investigação: Orientações Curriculares Nacionais, reflexões que exijam imaginação sociológica e, questões que por um aspecto interdisciplinar exijam conhecimentos sociológicos para a sua resolução. A partir das questões selecionadas e dos conteúdos presentes em cada questão, realizou-se a investigação desses conteúdos dentro dos seis livros didáticos em circulação no PNLD 2015, que em sua vigência de três anos contempla o ano de 2016. As análises articuladas e realizadas por esta pesquisa partem do campo da educação para o ensino de Sociologia, evidenciando a importância da sintonia entre as políticas públicas, currículo, materiais didáticos e o ensino de Sociologia na Educação Básica no Brasil. A partir das análises realizadas, foi possível verificar dois pontos importantes e sugestivos, o primeiro diz respeito à presença marcante da Sociologia no ENEM 2016, configurando 37,8% dos conteúdos do caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O segundo demonstra a importância e o caráter decisivo de estudos que se proponham a trabalhar o currículo de Sociologia para o os livros didáticos, dado sua recente inserção no PNLD, após a lei da obrigatoriedade da disciplina de Sociologia. |
| Keywords: | Ensino de sociologia Livro didático Exame Nacional do Ensino Médio Base currícular Plano Nacional do Livro Didático |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Erechim |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/990 |
| Issue Date: | Aug-2017 |
| Appears in Collections: | Ciências Sociais - Licenciatura |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MARCON.PDF | 2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.