Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caprara, Bernardo Mattes-
dc.contributor.referee1Silva, Ivone Maria Mendes de-
dc.contributor.referee2Silveira, Carmem Lúcia Albrecht da-
dc.creatorBueno, Michele Vargas-
dc.date2016-12-13-
dc.date.accessioned2017-08-29T14:09:15Z-
dc.date.available2017-01-
dc.date.available2017-08-29T14:09:15Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004-
dc.description.resumoO presente estudo partiu da inquietude em busca de entender como a escola se relaciona com a transformação social. A ideia foi investigar e refletir sobre a escola e a desigualdade social a partir das contribuições de autores como Karl Marx e Demerval Saviani, e por meio da experiência do estágio curricular supervisionado na Educação Fundamental. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, faz uso do método documental (diário de bordo da prática docente da pesquisadora), na perspectiva exploratório-interpretativa. Por meio deste estudo foi possível constatar que a escola está em constante tensão para desenvolver uma perspectiva de formação integral e de mudanças significativas na vida dos alunos. O aprofundamento de alguns aspectos pedagógicos pode contribuir para a superação dos desafios educacionais e ajudar nos desafios sociais, com a procura por uma educação libertadora, emancipadora, de leitura crítica do mundo e voltada para a transformação social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-08-23T11:59:14Z No. of bitstreams: 1 BUENO.PDF: 793724 bytes, checksum: 27bafabe29c5a190aa92229b1350e146 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-29T14:09:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BUENO.PDF: 793724 bytes, checksum: 27bafabe29c5a190aa92229b1350e146 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-29T14:09:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BUENO.PDF: 793724 bytes, checksum: 27bafabe29c5a190aa92229b1350e146 (MD5) Previous issue date: 2017-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransformação socialpt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectEducação no Brasilpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleEducação, escola e desigualdades : Reflexões teóricas-práticaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BUENO.PDF775,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.