Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Caprara, Bernardo Mattes | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Ivone Maria Mendes de | - |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Carmem Lúcia Albrecht da | - |
dc.creator | Bueno, Michele Vargas | - |
dc.date | 2016-12-13 | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T14:09:15Z | - |
dc.date.available | 2017-01 | - |
dc.date.available | 2017-08-29T14:09:15Z | - |
dc.date.issued | 2017-08 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo partiu da inquietude em busca de entender como a escola se relaciona com a transformação social. A ideia foi investigar e refletir sobre a escola e a desigualdade social a partir das contribuições de autores como Karl Marx e Demerval Saviani, e por meio da experiência do estágio curricular supervisionado na Educação Fundamental. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, faz uso do método documental (diário de bordo da prática docente da pesquisadora), na perspectiva exploratório-interpretativa. Por meio deste estudo foi possível constatar que a escola está em constante tensão para desenvolver uma perspectiva de formação integral e de mudanças significativas na vida dos alunos. O aprofundamento de alguns aspectos pedagógicos pode contribuir para a superação dos desafios educacionais e ajudar nos desafios sociais, com a procura por uma educação libertadora, emancipadora, de leitura crítica do mundo e voltada para a transformação social. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Daniele Rosa Monteiro (daniele.monteiro@uffs.edu.br) on 2017-08-23T11:59:14Z No. of bitstreams: 1 BUENO.PDF: 793724 bytes, checksum: 27bafabe29c5a190aa92229b1350e146 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-08-29T14:09:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BUENO.PDF: 793724 bytes, checksum: 27bafabe29c5a190aa92229b1350e146 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-29T14:09:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BUENO.PDF: 793724 bytes, checksum: 27bafabe29c5a190aa92229b1350e146 (MD5) Previous issue date: 2017-08 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transformação social | pt_BR |
dc.subject | Educação libertadora | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | Educação no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Educação, escola e desigualdades : Reflexões teóricas-práticas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BUENO.PDF | 775,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.