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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004| Tipo: | Monografia |
| Título: | Educação, escola e desigualdades : Reflexões teóricas-práticas |
| Autor(es): | Bueno, Michele Vargas |
| Primeiro Orientador: | Caprara, Bernardo Mattes |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Ivone Maria Mendes de |
| Segundo membro da banca: | Silveira, Carmem Lúcia Albrecht da |
| Resumo: | O presente estudo partiu da inquietude em busca de entender como a escola se relaciona com a transformação social. A ideia foi investigar e refletir sobre a escola e a desigualdade social a partir das contribuições de autores como Karl Marx e Demerval Saviani, e por meio da experiência do estágio curricular supervisionado na Educação Fundamental. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, faz uso do método documental (diário de bordo da prática docente da pesquisadora), na perspectiva exploratório-interpretativa. Por meio deste estudo foi possível constatar que a escola está em constante tensão para desenvolver uma perspectiva de formação integral e de mudanças significativas na vida dos alunos. O aprofundamento de alguns aspectos pedagógicos pode contribuir para a superação dos desafios educacionais e ajudar nos desafios sociais, com a procura por uma educação libertadora, emancipadora, de leitura crítica do mundo e voltada para a transformação social. |
| Palavras-chave: | Transformação social Educação libertadora Desigualdade social Educação no Brasil Práticas pedagógicas |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Sigla da Instituição: | UFFS |
| Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004 |
| Data do documento: | Ago-2017 |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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