Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004
Type: | Monografia |
Título : | Educação, escola e desigualdades : Reflexões teóricas-práticas |
Author: | Bueno, Michele Vargas |
First advisor: | Caprara, Bernardo Mattes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Ivone Maria Mendes de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silveira, Carmem Lúcia Albrecht da |
Resume: | O presente estudo partiu da inquietude em busca de entender como a escola se relaciona com a transformação social. A ideia foi investigar e refletir sobre a escola e a desigualdade social a partir das contribuições de autores como Karl Marx e Demerval Saviani, e por meio da experiência do estágio curricular supervisionado na Educação Fundamental. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, faz uso do método documental (diário de bordo da prática docente da pesquisadora), na perspectiva exploratório-interpretativa. Por meio deste estudo foi possível constatar que a escola está em constante tensão para desenvolver uma perspectiva de formação integral e de mudanças significativas na vida dos alunos. O aprofundamento de alguns aspectos pedagógicos pode contribuir para a superação dos desafios educacionais e ajudar nos desafios sociais, com a procura por uma educação libertadora, emancipadora, de leitura crítica do mundo e voltada para a transformação social. |
Palabras clave : | Transformação social Educação libertadora Desigualdade social Educação no Brasil Práticas pedagógicas |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004 |
Fecha de publicación : | ago-2017 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
BUENO.PDF | 775,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.