Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004
Type: Monografia
Title: Educação, escola e desigualdades : Reflexões teóricas-práticas
Author: Bueno, Michele Vargas
First advisor: Caprara, Bernardo Mattes
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ivone Maria Mendes de
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Carmem Lúcia Albrecht da
Resume: O presente estudo partiu da inquietude em busca de entender como a escola se relaciona com a transformação social. A ideia foi investigar e refletir sobre a escola e a desigualdade social a partir das contribuições de autores como Karl Marx e Demerval Saviani, e por meio da experiência do estágio curricular supervisionado na Educação Fundamental. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, faz uso do método documental (diário de bordo da prática docente da pesquisadora), na perspectiva exploratório-interpretativa. Por meio deste estudo foi possível constatar que a escola está em constante tensão para desenvolver uma perspectiva de formação integral e de mudanças significativas na vida dos alunos. O aprofundamento de alguns aspectos pedagógicos pode contribuir para a superação dos desafios educacionais e ajudar nos desafios sociais, com a procura por uma educação libertadora, emancipadora, de leitura crítica do mundo e voltada para a transformação social.
Keywords: Transformação social
Educação libertadora
Desigualdade social
Educação no Brasil
Práticas pedagógicas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1004
Issue Date: Aug-2017
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BUENO.PDF775.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.