Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1253
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A brincadeira de papéis sociais como fator de desenvolvimento humano numa perspectiva histórico-cultural
Autor(es): Santos, Aline Fernandes dos
Valduga, Micheli
Primeiro Orientador: Alves, Solange Maria
Resumo: O brincar é de fato a atividade principal exercida por crianças na educação infantil. Sendo assim, é nele que se desdobram as transformações mais significativas nos traços psicológicos e da consciência da criança. Como principal foco, este artigo tem como objetivo, compreender a brincadeira de papéis sociais como fator de desenvolvimento humano. Está é uma pesquisa de cunho bibliográfico, para tanto, tomamos como referência teórica a perspectiva históricocultural, que tem como um dos seus principais representantes Lev Semenovich Vygotsky. Neste texto aborda-se a importância da brincadeira de papéis sociais como atividade que promove o desenvolvimento da criança e por fim reflete-se sobre o papel do professor mediador durante as brincadeiras de papéis sociais.
Abstract/Resumen: The play is in fact the main activity carried out by children in early childhood education. So it is in him unfolding the most significant changes in psychological traits and the child’s consciousness. Main focus, this article aims to reflect how the game of social roles influences on child development and understand the play as human development factor. Is is a bibliographical research, therefore, we take as a theoretical reference to historical-cultural perspective, which has as one of its main representatives Lev Semenovich Vygotsky. In, this text, we discuss the importance of the game of social roles as an activity that promotes child development and finally we reflect the role of teacher-mediator during play social roles.
Palavras-chave: Brincadeira
Desenvolvimento humano
Educação infantil
Mediação pedagógica
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1253
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS e VALDUGA.pdf209,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.