Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1305
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Vozes sobre o gosto pela leitura: palavras e contrapalavras de sujeitos leitores e seus percursos
Autor(es): Maschio, Daniela
Primeiro Orientador: Caracelli Scherma, Camila
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral compreender os percursos da formação do gosto pela leitura; e como objetivos específicos: conhecer a concepção de linguagem de Mikhail Bakhtin e sua relação com as práticas de leitura nas perspectivas de João Wanderley Geraldi e Paulo Freire; compreender o significado da leitura como fruição; relacionar práticas docentes com a formação do gosto pela leitura. Para a efetivação desse processo, optei por me colocar à escuta de sujeitos leitores por meio de depoimentos de blogs da internet, como uma das possibilidades de encontrar as vozes que tratam dos percursos desses sujeitos. O processo de compreensão se construiu com base numa perspectiva sócio-interacionista da linguagem e foi teoricamente embasado em Mikhail Bakhtin, João Wanderley Geraldi e Paulo Freire, utilizando como metodologia o diálogo e o cotejamento. Entre palavras e contrapalavras, reafirma-se a compreensão de que, como a leitura, este estudo tornou-se um espaço de compartilhar e atribuir sentidos sobre o percurso formativo dos leitores. As reflexões feitas possibilitaram a compreensão de que a formação de leitores não ocorre por um único caminho, nem depende exclusivamente da mediação docente.
Abstract/Resumen: The main aim of this study was to understand the routes of formation of the liking for reading; and it had as specific objectives: to know the design of Mikhail Bakhtin language and its relation to the reading practices from the perspectives of John Wanderley Geraldi and Paulo Freire; to understand the meaning of reading as fruition; to relate teaching practices with the formation of the liking for reading. For the realization of this process, I chose to put myself to listen to readers through the depositions in internet blogs, as a way to find the voices that treat the pathways of these subjects. The process of understanding was constructed based on a socio-interactionist perspective of language and was theoretically grounded in Mikhail Bakhtin, John Wanderley Geraldi and Paulo Freire, using as methodology the dialogue and mutual comparison. Between words, it is reaffirmed the understanding that, like reading, this study became a space to share and give directions on the training course for readers. The reflections made possible the realization that the formation of readers does not occur for a single path, and it does not depends exclusively on teaching mediation.
Palavras-chave: Leitura
Educação
Ensino
Formação de leitores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1305
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MASCHIO.pdf661,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.