Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1496| Type: | Artigo Cientifico |
| Title: | O gênero literário no livro didático e sua contribuição para a formação de leitores: um enfoque discursivo |
| Author: | Kaipper, Angélica Helfenstein |
| First advisor: | Luz, Mary Neiva Surdi da |
| Resume: | Este trabalho analisa atividades propostas com o gênero literário, no livro didático de Língua Portuguesa. Se as atividades, de acordo com documentos oficiais, contribuem para a produção de múltiplos sentidos por parte do aluno/leitor, e se possibilitam a refletir e argumentar criticamente seu contexto. O desenvolvimento do trabalho se deu a partir da leitura do referencial teórico, bem como uma contextualização sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, o que nos trazem os documentos oficiais e a discussão sobre o gênero literário e a formação de leitores, a partir da perspectiva da Análise Discursiva. As atividades selecionadas e analisadas foram classificadas em três tipos de regularidades: enfoque estrutural; enfoque informacional e opinião do leitor. Nosso material de análise foi a obra Português: Língua e Cultura, de Carlos Alberto Faraco, adotado nas escolas estaduais do município de Chapecó- SC, para o triênio 2015-7. Os resultados apontaram que a obra apresenta um maior número de atividades que visam a extração de informações e elementos estruturais do texto, permitindo pouco espaço para o aluno/leitor produzir sentido, ou mesmo, refletir e opinar sobre o texto lido. |
| Keywords: | Gênero textuais Formação de leitores Livro didático Literatura |
| Language: | por |
| Country: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
| Acronym of the institution: | UFFS |
| College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
| Type of Access: | Acesso Aberto |
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1496 |
| Issue Date: | 2016 |
| Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| KAIPPER.pdf | 939.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.