Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1786
Tipo: Monografia
Título: As relações entre a família e a escola infantil
Autor(es): Beux, Liliane Andressa
Primeiro Orientador: Souza, Flávia Burdzinski de
Primeiro membro da banca: Souza, Flávia Burdzinski de
Segundo membro da banca: Silva, Ivone Maria Mendes
Terceiro membro da banca: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resumo: Considerando a educação infantil uma importante etapa no desenvolvimento da criança, o presente trabalho intitulado como: As relações entre a família e a escola infantil, tem como objetivo compreender como a parceria entre família e escola colabora no processo de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Busca-se entender como ocorre a participação dos pais nas escolas de seus filhos e de que forma a escola organiza e prioriza essa parceria, visto que nos referenciais teóricos encontramos o quão importante é esta parceria para o desenvolvimento integral das crianças. Para elaboração da presente pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com produção de dados a partir dos questionários. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se em obras, artigos, dissertações e teses levantar referencial teórico sobre os temas desenvolvidos. Os questionários foram organizadas com um questionário composto de cinco questões abertas, a fim de compreender como os/as professores/as vêem a parceria entre a escola e a família. Os/as participantes são atuantes em escolas infantis dos municípios de Aratiba-RS, Erechim-RS e Barão de Cotegipe-RS, e participaram da pesquisa assinando o Termo de consentimento. Com a pesquisa foi possível concluir que os/as professores/as estão cientes da importância de se manter essa relação, entretanto a participação é um tanto limitada e não frequente, podendo ser destacado principalmente nas datas comemorativas, entregas de avaliações ou via agenda escolar. Compreendendo tal importância, o diálogo entre as partes se faz uma importante ferramenta, levando em consideração que se trata de duas instituições de ensino distintas com os mesmos objetivos em comum: a formação integral das crianças. As famílias têm o direito de saber o que acontece dentro da escola, e também podem contribuir na elaboração dos projetos, sendo esta uma maneira de estar mais próximo da vida escolar das crianças e traçar em conjunto o desenvolvimento das crianças.
Palavras-chave: Educação Infantil
Família
Desenvolvimento da criança
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1786
Data do documento: 9-Jan-2018
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEUX.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.