Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1790
Tipo: Monografia
Título: Gestão Democrática: uma percepção das escolas públicas estaduais do município de Sananduva/RS
Autor(es): Mussato, Rangéli
Primeiro Orientador: Sartori, Jerônimo
Primeiro membro da banca: Sartori, Jerônimo
Segundo membro da banca: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Terceiro membro da banca: Terra, Mara Teresinha Rodrigues
Resumo: A presente pesquisa intitulada Gestão Democrática: Uma percepção das escolas públicas estaduais do município de Sananduva/RS, tendo como principal enfoque compreender com a gestão ocorre nessas escolas públicas em questão e como estes profissionais atuam neste cargo como diretor. Partindo de um breve histórico sobre a gestão democrática, dando ênfase maior sobre a gestão educacional e gestão escolar, destacando sobre a formação e atuação desses gestores, considerando a sua formação inicial e formação continuada. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da análise documental, da consulta bibliográfica e de uma coleta de dados, sendo esta por meio de questionários entregues aos diretores da gestão atual (2015-2018) e da gestão anterior (2012-2015), com perguntas abertas e estruturadas a fim de averiguar como acontece a gestão neste espaço de ensino, identificando os gestores, sua percepção sobre gestão democrática, sua formação e tempo de atuação neste cargo, também, como concretizam a participação de todos os membros que constituem a comunidade escolar. A pesquisa constatou que em sua maioria os gestores públicos estaduais fazem com que sua gestão seja democrática, por meio de votação direta para a escolha destes profissionais que exercem este cargo, procurando fazer com que todos possam ter voz e vez em todas as tomadas de decisões que ocorrem no âmbito escolar. O grande desafio é possibilitar que todos participem de maneira coletiva e participativa das reuniões e de todas as conversas, que são realizadas no contexto escolar para serem tomadas as definições cabíveis para este espaço de formação.
Palavras-chave: Gestão Democrática
Escolas públicas estaduais
Formação
Atuação dos gestores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1790
Data do documento: 9-Jan-2018
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MUSSATO.pdf623,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.