Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1802
Tipo: | Monografia |
Título: | Gamificação enquanto uma possibilidade de prática educativa |
Autor(es): | Pegorini, Lisiane |
Primeiro Orientador: | Guedes, Anibal Lopes |
Primeiro membro da banca: | Sartori, Jeronimo |
Segundo membro da banca: | Guedes, Fernanda |
Terceiro membro da banca: | Guedes, Anibal Lopes |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema central desenvolver um Projeto de Aprendizagem Gamificado (PAG), levando em consideração o dialeto italiano, como forma de melhorar o aprendizado dos sujeitos. Para tal, realizou-se inicialmente uma pesquisa exploratória por meio de um levantamento bibliográfico acerca do assunto, foram identificados como autores: McGonigal (2012), Fardo (2013), Schwartz (2014), Guedes (2017). Quanto à forma de realizar a forma do estudo, utilizou-se a pesquisa-ação, por meio de intervenções e rodas de conversa. Os sujeitos da pesquisa foram crianças que frequentam a Escola de Educação Infantil Trem da Fantasia, do município de Viadutos-RS. Como resultado do processo foi possível verificar que a gamificação contribuiu de maneira significativa para o processo de ensino aprendizagem dos sujeitos. |
Palavras-chave: | Gamificação Educação Infantil Cultura Italiana |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1802 |
Data do documento: | 8-Jan-2018 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PEGORINI.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.