Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1813
Type: Monografia
Title: Reflexões sobre gênero e educação nas práticas pedagógicas do Ensino Fundamental
Author: Hirschheiter, Itamara Maria
First advisor: Johann, Magali Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ivone Maria Mendes da
metadata.dc.contributor.referee2: Belani, Eliane Isabel
metadata.dc.contributor.referee3: Johann, Magali Maria
Resume: Este trabalho tem como objetivo inicial analisar como ocorre a relação das questões de gênero nas práticas em sala de aula na etapa do ensino fundamental e também pela busca de referenciais teóricos que apresentam definições e discussões sobre o tema. A metodologia desse trabalho é de cunho qualitativo. Conta-se com o referencial teórico e a análise da intervenção de estágio no ensino fundamental. Pela análise realizada pode-se perceber que as práticas vigentes no ambiente escolar estão carregadas de preconceitos, receios e julgamentos relacionados ao gênero e a educação. Percebe-se que a sociedade em que a escola está inserida, por sua vez, se constitui por uma base social segregada e de certo modo separatista interferindo no modo de pensar, agir e de educar o ser humano. Pode-se concluir também que ocorre um desconhecimento muito grande sobre o tema por parte dos professores. Percebe-se que as práticas vigentes nas escolas ainda reproduzem conceitos históricos, preconceitos sociais, desconhecimento e desinteresse dos professores. É importante o incentivo para a pesquisa sobre esse tema pois a formação de professores e as práticas pedagógicas vigentes na educação básica influenciam na formação dos sujeitos que estão inseridos nesse espaço.
Keywords: Gênero
Educação
Práticas pedagógicas
Ensino Fundamental
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1813
Issue Date: 10-Jan-2018
Appears in Collections:TCC Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HIRSCHHEITER.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.