Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1975
Type: Artigo de Evento
Title: Reflexão-ação sobre práticas do ensino de desenho geométrico na UFFS
Author: Fucks, Patrícia Marasca
Resume: Relata-se uma prática do ensino de conceitos geométricos que, articulada ao contexto dos alunos, possibilita-lhes pensar geometricamente sobre as formas do cotidiano. Com isso, objetivou-se a compreensão de tópicos do conteúdo de Desenho Geométrico, priorizando ações educativas de aproximação do conhecimento do senso comum (saber empírico) dos alunos aos conteúdos do saber sistematizado em Desenho (saber científico), trazidos à aula pela professora que propôs uma Situação Didática. Discute-se a repercussão de algumas crenças e concepções docentes sobre as práticas do ensino. Constatou-se a importância de considerar, na prática docente, o pensar geometricamente, que implica identificar as variáveis didáticas que poderão ser manipuladas para avançar o aprendizado de Desenho Geométrico.
Keywords: Desenho Técnico
Aprendizagem
Desenho geométrico
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade do Oeste de Santa Catarina
Acronym of the institution: UNOESC
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1975
Issue Date: 2018
metadata.dc.relation.ispartof: Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino
metadata.dc.citation.issue: 1
Appears in Collections:Ciências Humanas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marasca.pdf5,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.