Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1975
Tipo: Artigo de Evento
Título: Reflexão-ação sobre práticas do ensino de desenho geométrico na UFFS
Autor(es): Fucks, Patrícia Marasca
Resumo: Relata-se uma prática do ensino de conceitos geométricos que, articulada ao contexto dos alunos, possibilita-lhes pensar geometricamente sobre as formas do cotidiano. Com isso, objetivou-se a compreensão de tópicos do conteúdo de Desenho Geométrico, priorizando ações educativas de aproximação do conhecimento do senso comum (saber empírico) dos alunos aos conteúdos do saber sistematizado em Desenho (saber científico), trazidos à aula pela professora que propôs uma Situação Didática. Discute-se a repercussão de algumas crenças e concepções docentes sobre as práticas do ensino. Constatou-se a importância de considerar, na prática docente, o pensar geometricamente, que implica identificar as variáveis didáticas que poderão ser manipuladas para avançar o aprendizado de Desenho Geométrico.
Palavras-chave: Desenho Técnico
Aprendizagem
Desenho geométrico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UNOESC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1975
Data do documento: 2018
Título: Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino
Nímero: 1
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marasca.pdf5,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.