Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2432
Type: Artigo Cientifico
Title: Violência escolar: discussões e enfrentamentos para uma educação contra a barbárie
Author: Andrioli, Ana Paula
Trindade, Maiara Indiana Alves
First advisor: Rada Neto, José
Resume: Este artigo tem como objetivo analisar e refletir sobre o tema da violência escolar, buscando perceber quais tipo de violências se evidenciam, analisar o que não contribui para a diminuição delas e quais são as possibilidades na prevenção e enfrentamento desse problema. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, mais especificamente a pesquisa bibliográfica. Os artigos analisados são publicações do site de pesquisa Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de 2013 a 2017. Os três principais teóricos que embasam as discussões e as análises deste artigo são: Hannah Arendt, Paulo Freire e Theodor Adorno. Esses autores nos fazem refletir sobre as barbáries existentes em nossa sociedade e a necessidade urgente de emancipação dos sujeitos, para que essas violências não sejam banalizadas ou encaradas de maneira fatalista. Concluímos que há nas escolas limitações que comprometem a diminuição das violências e ações que fazem com que esse problema aumente, tornando a escola uma instituição que muitas vezes reproduz atos violentos. Entretanto há também alternativas que podem alterar esse quadro, como a reflexão crítica e o diálogo, capazes de prevenir e resolver de maneira coerente os casos de violência que ocorrem no espaço escolar.
Keywords: Violência escolar
Emancipação (Filosofia)
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2432
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRIOLI.pdf996,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.