Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2432
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rada Neto, José | - |
dc.creator | Andrioli, Ana Paula | - |
dc.creator | Trindade, Maiara Indiana Alves | - |
dc.date | 2018 | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-25T11:30:25Z | - |
dc.date.available | 2019 | - |
dc.date.available | 2019-02-25T11:30:25Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2432 | - |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo analisar e refletir sobre o tema da violência escolar, buscando perceber quais tipo de violências se evidenciam, analisar o que não contribui para a diminuição delas e quais são as possibilidades na prevenção e enfrentamento desse problema. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, mais especificamente a pesquisa bibliográfica. Os artigos analisados são publicações do site de pesquisa Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de 2013 a 2017. Os três principais teóricos que embasam as discussões e as análises deste artigo são: Hannah Arendt, Paulo Freire e Theodor Adorno. Esses autores nos fazem refletir sobre as barbáries existentes em nossa sociedade e a necessidade urgente de emancipação dos sujeitos, para que essas violências não sejam banalizadas ou encaradas de maneira fatalista. Concluímos que há nas escolas limitações que comprometem a diminuição das violências e ações que fazem com que esse problema aumente, tornando a escola uma instituição que muitas vezes reproduz atos violentos. Entretanto há também alternativas que podem alterar esse quadro, como a reflexão crítica e o diálogo, capazes de prevenir e resolver de maneira coerente os casos de violência que ocorrem no espaço escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@gmail.com) on 2019-02-11T16:57:11Z No. of bitstreams: 1 ANDRIOLI.pdf: 1020233 bytes, checksum: fc5381165850d81b682c3d46d4997cd2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2019-02-25T11:30:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANDRIOLI.pdf: 1020233 bytes, checksum: fc5381165850d81b682c3d46d4997cd2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-02-25T11:30:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDRIOLI.pdf: 1020233 bytes, checksum: fc5381165850d81b682c3d46d4997cd2 (MD5) Previous issue date: 2018 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Violência escolar | pt_BR |
dc.subject | Emancipação (Filosofia) | pt_BR |
dc.title | Violência escolar: discussões e enfrentamentos para uma educação contra a barbárie | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANDRIOLI.pdf | 996,32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.