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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Violência escolar: discussões e enfrentamentos para uma educação contra a barbárie
Autor(es): Andrioli, Ana Paula
Trindade, Maiara Indiana Alves
Primeiro Orientador: Rada Neto, José
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar e refletir sobre o tema da violência escolar, buscando perceber quais tipo de violências se evidenciam, analisar o que não contribui para a diminuição delas e quais são as possibilidades na prevenção e enfrentamento desse problema. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, mais especificamente a pesquisa bibliográfica. Os artigos analisados são publicações do site de pesquisa Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de 2013 a 2017. Os três principais teóricos que embasam as discussões e as análises deste artigo são: Hannah Arendt, Paulo Freire e Theodor Adorno. Esses autores nos fazem refletir sobre as barbáries existentes em nossa sociedade e a necessidade urgente de emancipação dos sujeitos, para que essas violências não sejam banalizadas ou encaradas de maneira fatalista. Concluímos que há nas escolas limitações que comprometem a diminuição das violências e ações que fazem com que esse problema aumente, tornando a escola uma instituição que muitas vezes reproduz atos violentos. Entretanto há também alternativas que podem alterar esse quadro, como a reflexão crítica e o diálogo, capazes de prevenir e resolver de maneira coerente os casos de violência que ocorrem no espaço escolar.
Palavras-chave: Violência escolar
Emancipação (Filosofia)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2432
Data do documento: 2018
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