Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2432
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Violência escolar: discussões e enfrentamentos para uma educação contra a barbárie |
Author: | Andrioli, Ana Paula Trindade, Maiara Indiana Alves |
First advisor: | Rada Neto, José |
Resume: | Este artigo tem como objetivo analisar e refletir sobre o tema da violência escolar, buscando perceber quais tipo de violências se evidenciam, analisar o que não contribui para a diminuição delas e quais são as possibilidades na prevenção e enfrentamento desse problema. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, mais especificamente a pesquisa bibliográfica. Os artigos analisados são publicações do site de pesquisa Scientific Electronic Library Online (SciELO), no período de 2013 a 2017. Os três principais teóricos que embasam as discussões e as análises deste artigo são: Hannah Arendt, Paulo Freire e Theodor Adorno. Esses autores nos fazem refletir sobre as barbáries existentes em nossa sociedade e a necessidade urgente de emancipação dos sujeitos, para que essas violências não sejam banalizadas ou encaradas de maneira fatalista. Concluímos que há nas escolas limitações que comprometem a diminuição das violências e ações que fazem com que esse problema aumente, tornando a escola uma instituição que muitas vezes reproduz atos violentos. Entretanto há também alternativas que podem alterar esse quadro, como a reflexão crítica e o diálogo, capazes de prevenir e resolver de maneira coerente os casos de violência que ocorrem no espaço escolar. |
Keywords: | Violência escolar Emancipação (Filosofia) |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2432 |
Issue Date: | 2018 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANDRIOLI.pdf | 996.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.