Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2540
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Concepções de leitura e de leitor de professores do Projeto Ler & Educar: Núcleo Chapecó |
Author: | Zamaro, Letícia Cunha |
First advisor: | Flain, Angela Luzia Garay |
Resume: | Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de leitura e leitor dos professores participantes do Projeto Ler & Educar – Núcleo Chapecó - Santa Catarina. Para isso, utilizamos como instrumento um questionário intitulado “Perfil do Professor”, aplicado em escolas públicas de Chapecó. Os dados foram analisados através do método quali - quantitativo, com a intenção de investigar, se as concepções dos professores se aproximam ou se distanciam das teorias do processo de leitura sob uma perspectiva interativa. O aporte teórico que sustenta a pesquisa está baseado em autores como Leffa (1996), Solé (1998), Liberato (2001), Kleiman (2013), Finger-Kratochvil (2015), Fulgêncio e que tratam do conceito de leitura, leitor e formação de professores. A análise evidenciou a falta de conceitos consistentes em relação ao que seja leitura e um distanciamento entre as atuais teorias da leitura e a formação do leitor hábil. |
Abstract: | Este trabajo tiene por objetivo investigar los conceptos de lectura y lector de los profesores participantes del Proyecto Leer & Educar – Núcleo Chapecó - Santa Catarina. Para eso, utilizamos como instrumento un cuestionario intitulado “Perfil do Profesor”, aplicado en escuelas públicas en la ciudad de Chapecó. Los datos fueron analizados a través de métodos cualitativos y cuantitativos, con la intención de investigar, si los conceptos de los profesores se aproximan o se distancian de las teorías del proceso de lectura bajo una perspectiva interactiva. El aporte teórico que sustenta la investigación está basado en autores como Finger-Kratochvil (2015), Solé (1998), Kleiman (2013), Fulgêncio y Liberato (2001), que tratan del concepto de lectura, lector y formación de profesores. El análisis evidenció la falta de conceptos consistentes en relación a lo que sea lectura y un distanciamiento entre las actuales teorías de lectura y la formación del lector hábil. |
Keywords: | Formação de professores Leitura Formação de leitores |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2540 |
Issue Date: | 2017 |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ZAMARO.pdf | 461.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.