Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2540
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Concepções de leitura e de leitor de professores do Projeto Ler & Educar: Núcleo Chapecó
Autor(es): Zamaro, Letícia Cunha
Primeiro Orientador: Flain, Angela Luzia Garay
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as concepções de leitura e leitor dos professores participantes do Projeto Ler & Educar – Núcleo Chapecó - Santa Catarina. Para isso, utilizamos como instrumento um questionário intitulado “Perfil do Professor”, aplicado em escolas públicas de Chapecó. Os dados foram analisados através do método quali - quantitativo, com a intenção de investigar, se as concepções dos professores se aproximam ou se distanciam das teorias do processo de leitura sob uma perspectiva interativa. O aporte teórico que sustenta a pesquisa está baseado em autores como Leffa (1996), Solé (1998), Liberato (2001), Kleiman (2013), Finger-Kratochvil (2015), Fulgêncio e que tratam do conceito de leitura, leitor e formação de professores. A análise evidenciou a falta de conceitos consistentes em relação ao que seja leitura e um distanciamento entre as atuais teorias da leitura e a formação do leitor hábil.
Abstract/Resumen: Este trabajo tiene por objetivo investigar los conceptos de lectura y lector de los profesores participantes del Proyecto Leer & Educar – Núcleo Chapecó - Santa Catarina. Para eso, utilizamos como instrumento un cuestionario intitulado “Perfil do Profesor”, aplicado en escuelas públicas en la ciudad de Chapecó. Los datos fueron analizados a través de métodos cualitativos y cuantitativos, con la intención de investigar, si los conceptos de los profesores se aproximan o se distancian de las teorías del proceso de lectura bajo una perspectiva interactiva. El aporte teórico que sustenta la investigación está basado en autores como Finger-Kratochvil (2015), Solé (1998), Kleiman (2013), Fulgêncio y Liberato (2001), que tratan del concepto de lectura, lector y formación de profesores. El análisis evidenció la falta de conceptos consistentes en relación a lo que sea lectura y un distanciamiento entre las actuales teorías de lectura y la formación del lector hábil.
Palavras-chave: Formação de professores
Leitura
Formação de leitores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2540
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZAMARO.pdf461,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.