Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2657
Type: Monografia
Title: Dificuldades na aprendizagem de números racionais
Author: Lansing, Jardel
First advisor: Borges, Pedro Augusto Pereira
Resume: As dificuldades que os alunos apresentam na compreensão dos conceitos envolvidos no conteúdo de números racionais são reconhecidos na literatura da Educação Matemática. É comum a aversão ao uso de frações e números decimais, assim como os erros cometidos ao usá-los, tanto no ensino básico como no superior. O presente trabalho propõe uma investigação para identificar as dificuldades e os percursos de superação dessas, no processo de aprendizagem de números racionais. A Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval foi utilizada para orientar a interpretação dos dados relativos às questões de aprendizagem, visto que os números racionais são estruturas matemáticas, nas quais são utilizadas diferentes representações para a relação entre o inteiro e suas partes. A consideração dos erros e a utilização desses como ponto de referência para a observação dos obstáculos de aprendizagem e suas superações, foram baseadas nas concepções de Jean Pierre Astolfi. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva (em relação às dificuldades) e explicativa (em relação à aprendizagem). Foram desenvolvidas atividades de ensino em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Chapecó-SC, com o objetivo de observar os percursos de superação das dificuldades; como essa interação tende a transformar alunos, escola e professor pelo envolvimento e geração de aprendizagem. Entendese que a presente investigação tem também características de pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de observação direta e registro em diário de campo. São ações, iniciativas e procedimentos matemáticos dos alunos durante as atividades, que foram destacados, organizados e classificados de acordo com categorias, utilizando o método de Análise de Conteúdo.
Keywords: Aprendizagem escolar
Matemática
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2657
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LANSING.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.