Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3330
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de literatura nos livros didáticos: reflexões sobre o espaço do texto literário e suas contribuições para a formação humana
Autor(es): Chemin, Juliana
Primeiro Orientador: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
Resumo: Esta pesquisa trata de uma análise realizada em livros didáticos distribuídos pelo MEC no ano de 2018. O objetivo central da pesquisa é conhecer e problematizar os modos de abordagem do texto literário e as propostas didáticas para o ensino de Literatura sugeridas pelo Livro Didático do Ensino Médio, tendo em vista, o papel da Literatura na formação humana. Nesse sentido, busca-se entender a importância do ensino do texto literário e suas contribuições para a formação humana. O projeto conta com a análise de três livros didáticos, sendo que a estratégia para a escolha do material se pautou nas resenhas de quatro edições de livros aprovadas pelo MEC – 2009, 2012, 2015 e 2018. Para alcançar o objeto da investigação, foram observadas algumas categorias como: o espaço do texto literário e uma análise cuidadosa das atividades sugeridas pelos manuais de ensino acerca da obra literária. Toda essa investigação tem como objetivo maior analisar a aproximação entre a literatura e sua contribuição para a formação humana.
Abstract/Resumen: This research deals with an analysis performed in textbooks distributed by MEC in 2018. The main objective of the research is: to know and problematize the ways of approach of the literary text and the didactic proposals for the teaching of Literature suggested by the Teaching Textbook Medium in view of the role of literature in human formation. In this sense, we seek to understand the importance of teaching the literary text and its contributions to human formation. The project has the analysis of three textbooks, and the strategy for choosing the material was based on reviews of four editions of books approved by MEC - 2009, 2012, 2015 and 2018. To achieve the object of the research were observed some categories such as: the space of the literary text and a careful analysis of the activities suggested by the teaching manuals about the literary work. All this investigation aims to analyze the approximation between literature and its contribution to human formation.
Palavras-chave: Livro didático
Literatura
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3330
Data do documento: 2019
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CHEMIN.pdf6,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.