Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/340
Tipo: Artigo Cientifico
Título: O objeto direto anafórico em português brasileiro: comparação entre dados de aquisição e de aprendizagem
Autor(es): Rossi, João Carlos
Resumo: As mudanças ocorridas no paradigma pronominal do PB levaram, entre outras coisas, à extinção do clítico acusativo de terceira pessoa. Cyrino (1997) mostra que, no século XX, este clítico não está mais presente nos dados, tendo sido substituído pelo objeto nulo e pelo pronome lexical. Segundo Duarte (1989), o clítico só é usado por falantes altamente escolarizados e em situações formais. Diante disso, o presente trabalho objetiva empreender uma análise de dados de aquisição e aprendizagem de língua materna, tendo como foco as possibilidades de preenchimento da posição de objeto direto anafórico. Dados de Casagrande (2007, 2010) mostram que as crianças brasileiras não adquirem mais o clítico. Investigamos, então, como a escola possibilita à criança aprender uma forma linguística que não está mais presente no seu input. Para isso, analisamos dados orais, de produção espontânea de 55 alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental. O resultado das análises evidenciou que os estudantes continuam sem empregar o clítico, mesmo após nove anos de escolarização. Um olhar para dados escritos, analisados por Costa (2010), mostra que, apesar de na escrita os alunos empregarem o clítico, este emprego ainda é cercado de dúvidas. Em suma, o que pudemos verificar é que algo que não faz parte do input da criança em aquisição se torna de difícil aprendizagem. Isso implica um olhar cuidadoso do professor ao lidar com estes fenômenos em sala de aula, no sentido de ser sensível a esse cenário.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem
Aprendizagem de língua materna
Objeto direto
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/340
Data do documento: 8-Dez-2015
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSSI.pdf300,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.