Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3664
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Guedes, Anibal Lopes | - |
dc.contributor.referee1 | Guedes, Anibal Lopes | - |
dc.contributor.referee2 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.contributor.referee3 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.contributor.referee4 | Guedes, Fernanda Lopes | - |
dc.creator | Nunes, Estefania de Araujo | - |
dc.date | 2019 | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-20T18:51:25Z | - |
dc.date.available | 2020-03-20T18:51:25Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3664 | - |
dc.description.resumo | Vive-se em uma era das tecnologias digitais e estas estão ao alcance das pessoas e parece um caminho sem retorno. Por esta razão, o tema eleito para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), do curso de Pedagogia é qual a percepção dos coordenadores pedagógicos quanto aos usos das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas Estaduais da área urbana do Município de Erechim/RS. O processo metodológico é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, bibliográfico, documental e de campo. O objetivo principal é investigar junto às escolas estaduais da área urbana do município de Erechim/RS, quais são as demandas tecnológicas digitais que elas possuem em nível tecnológico, e qual é a visão dos Coordenadores Pedagógicos das escolas estaduais da mesma área. Desta forma, foram realizadas duas entrevistas nas vinte Escolas Estaduais da área urbana do Município de Erechim/RS, sendo uma entrevista informal e a outra estruturada a fim de alcançar os objetivos propostos. De acordo com a pesquisa, há um longo caminho a se percorrer ainda, principalmente em nível de recursos, planejamento e de formação continuada referente à temática, já que a grande maioria dos professores não consegue ir além das pesquisas e dos jogos didáticos que acompanham os aparelhos tecnológicos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-05T18:24:27Z No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 2362674 bytes, checksum: cf3eeedb92f50a97da9aecd40017aeb4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:51:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 2362674 bytes, checksum: cf3eeedb92f50a97da9aecd40017aeb4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-20T18:51:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 2362674 bytes, checksum: cf3eeedb92f50a97da9aecd40017aeb4 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.title | A percepção dos coordenadores pedagógicos quanto aos usos das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.