Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3664
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guedes, Anibal Lopes-
dc.contributor.referee1Guedes, Anibal Lopes-
dc.contributor.referee2Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee3Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee4Guedes, Fernanda Lopes-
dc.creatorNunes, Estefania de Araujo-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2020-03-20T18:51:25Z-
dc.date.available2020-03-20T18:51:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3664-
dc.description.resumoVive-se em uma era das tecnologias digitais e estas estão ao alcance das pessoas e parece um caminho sem retorno. Por esta razão, o tema eleito para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), do curso de Pedagogia é qual a percepção dos coordenadores pedagógicos quanto aos usos das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas Estaduais da área urbana do Município de Erechim/RS. O processo metodológico é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, bibliográfico, documental e de campo. O objetivo principal é investigar junto às escolas estaduais da área urbana do município de Erechim/RS, quais são as demandas tecnológicas digitais que elas possuem em nível tecnológico, e qual é a visão dos Coordenadores Pedagógicos das escolas estaduais da mesma área. Desta forma, foram realizadas duas entrevistas nas vinte Escolas Estaduais da área urbana do Município de Erechim/RS, sendo uma entrevista informal e a outra estruturada a fim de alcançar os objetivos propostos. De acordo com a pesquisa, há um longo caminho a se percorrer ainda, principalmente em nível de recursos, planejamento e de formação continuada referente à temática, já que a grande maioria dos professores não consegue ir além das pesquisas e dos jogos didáticos que acompanham os aparelhos tecnológicos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-05T18:24:27Z No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 2362674 bytes, checksum: cf3eeedb92f50a97da9aecd40017aeb4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:51:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 2362674 bytes, checksum: cf3eeedb92f50a97da9aecd40017aeb4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-20T18:51:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NUNES.pdf: 2362674 bytes, checksum: cf3eeedb92f50a97da9aecd40017aeb4 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.titleA percepção dos coordenadores pedagógicos quanto aos usos das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUNES.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.