Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3664
Type: Monografia
Title: A percepção dos coordenadores pedagógicos quanto aos usos das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem
Author: Nunes, Estefania de Araujo
First advisor: Guedes, Anibal Lopes
metadata.dc.contributor.referee1: Guedes, Anibal Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Irgang, Silvania Regina Pellenz
metadata.dc.contributor.referee3: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee4: Guedes, Fernanda Lopes
Resume: Vive-se em uma era das tecnologias digitais e estas estão ao alcance das pessoas e parece um caminho sem retorno. Por esta razão, o tema eleito para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), do curso de Pedagogia é qual a percepção dos coordenadores pedagógicos quanto aos usos das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas Estaduais da área urbana do Município de Erechim/RS. O processo metodológico é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, bibliográfico, documental e de campo. O objetivo principal é investigar junto às escolas estaduais da área urbana do município de Erechim/RS, quais são as demandas tecnológicas digitais que elas possuem em nível tecnológico, e qual é a visão dos Coordenadores Pedagógicos das escolas estaduais da mesma área. Desta forma, foram realizadas duas entrevistas nas vinte Escolas Estaduais da área urbana do Município de Erechim/RS, sendo uma entrevista informal e a outra estruturada a fim de alcançar os objetivos propostos. De acordo com a pesquisa, há um longo caminho a se percorrer ainda, principalmente em nível de recursos, planejamento e de formação continuada referente à temática, já que a grande maioria dos professores não consegue ir além das pesquisas e dos jogos didáticos que acompanham os aparelhos tecnológicos.
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Escolas
Tecnologia digital
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3664
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NUNES.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.