Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3664
Type: | Monografia |
Título : | A percepção dos coordenadores pedagógicos quanto aos usos das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem |
Author: | Nunes, Estefania de Araujo |
First advisor: | Guedes, Anibal Lopes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Guedes, Anibal Lopes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
metadata.dc.contributor.referee3: | Loss, Adriana Salete |
metadata.dc.contributor.referee4: | Guedes, Fernanda Lopes |
Resume: | Vive-se em uma era das tecnologias digitais e estas estão ao alcance das pessoas e parece um caminho sem retorno. Por esta razão, o tema eleito para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), do curso de Pedagogia é qual a percepção dos coordenadores pedagógicos quanto aos usos das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas Estaduais da área urbana do Município de Erechim/RS. O processo metodológico é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, bibliográfico, documental e de campo. O objetivo principal é investigar junto às escolas estaduais da área urbana do município de Erechim/RS, quais são as demandas tecnológicas digitais que elas possuem em nível tecnológico, e qual é a visão dos Coordenadores Pedagógicos das escolas estaduais da mesma área. Desta forma, foram realizadas duas entrevistas nas vinte Escolas Estaduais da área urbana do Município de Erechim/RS, sendo uma entrevista informal e a outra estruturada a fim de alcançar os objetivos propostos. De acordo com a pesquisa, há um longo caminho a se percorrer ainda, principalmente em nível de recursos, planejamento e de formação continuada referente à temática, já que a grande maioria dos professores não consegue ir além das pesquisas e dos jogos didáticos que acompanham os aparelhos tecnológicos. |
Palabras clave : | Ensino Aprendizagem Escolas Tecnologia digital |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3664 |
Fecha de publicación : | 2019 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NUNES.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.