Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3664
Tipo: | Monografia |
Título: | A percepção dos coordenadores pedagógicos quanto aos usos das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem |
Autor(es): | Nunes, Estefania de Araujo |
Primeiro Orientador: | Guedes, Anibal Lopes |
Primeiro membro da banca: | Guedes, Anibal Lopes |
Segundo membro da banca: | Irgang, Silvania Regina Pellenz |
Terceiro membro da banca: | Loss, Adriana Salete |
Quarto membro da banca: | Guedes, Fernanda Lopes |
Resumo: | Vive-se em uma era das tecnologias digitais e estas estão ao alcance das pessoas e parece um caminho sem retorno. Por esta razão, o tema eleito para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), do curso de Pedagogia é qual a percepção dos coordenadores pedagógicos quanto aos usos das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas Estaduais da área urbana do Município de Erechim/RS. O processo metodológico é de abordagem qualitativa, de cunho exploratório, bibliográfico, documental e de campo. O objetivo principal é investigar junto às escolas estaduais da área urbana do município de Erechim/RS, quais são as demandas tecnológicas digitais que elas possuem em nível tecnológico, e qual é a visão dos Coordenadores Pedagógicos das escolas estaduais da mesma área. Desta forma, foram realizadas duas entrevistas nas vinte Escolas Estaduais da área urbana do Município de Erechim/RS, sendo uma entrevista informal e a outra estruturada a fim de alcançar os objetivos propostos. De acordo com a pesquisa, há um longo caminho a se percorrer ainda, principalmente em nível de recursos, planejamento e de formação continuada referente à temática, já que a grande maioria dos professores não consegue ir além das pesquisas e dos jogos didáticos que acompanham os aparelhos tecnológicos. |
Palavras-chave: | Ensino Aprendizagem Escolas Tecnologia digital |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3664 |
Data do documento: | 2019 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NUNES.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.