Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3688
Type: Artigo de Periódico
Título : Pensamento computacional na educação básica: análise com discentes do curso de licenciatura em matemática
Otros títulos : Computational thinking in basic education: analysis with undergraduate students in mathematics
Author: Reichert, Janice Teresinha
Barone, Dante Augusto Couto
Kist, Milton
Resume: O artigo evidencia e discute aspectos sobre as percepções de um grupo de licenciandos em Matemática sobre o assunto Pensamento Computacional, bem como, apresenta uma análise das possíveis contribuições de uma oficina de formação sobre o assunto. O estudo centrou-se na aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, antes e após a realização das atividades entre os meses de abril a julho de 2019. As respostas foram analisadas na perspectiva quali-quantitativa e os resultados obtidos apontam para um desconhecimento inicial dos participantes sobre o assunto, principalmente nas suas relações com a área da Matemática. O oferecimento da oficina permitiu um ganho significativo sobre o assunto e a elaboração de conjecturas sobre a sua inclusão na Educação Básica.
Resumen : This article highlights and discusses aspects about the perceptions of a group of undergraduates in Mathematics regarding the subject Computational Thinking. It also presents an analysis of the possible contributions of a training workshop on the subject. The study focused on the application of questionnaires with open and closed questions, before and after the activities between April and July 2019. The answers were analyzed from a qualitative perspective and the results point to an initial lack of knowledge of the participants. about the subject, especially in its relations with the area of Mathematics. The offer of the workshop allowed a significant gain on the subject and the elaboration of conjecture about its inclusion in Basic Education.
Palabras clave : Matemática
Robótica
Formação de professores
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Acronym of the institution: PUC/SP
Type of Access: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p63-83
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3688
Fecha de publicación : 2019
metadata.dc.relation.ispartof: Ensino da Matemática em Debate
metadata.dc.citation.issue: 3
metadata.dc.citation.volume: 6
Aparece en las colecciones: Ciências Exatas e da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
REICHERT.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.