Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3688
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pensamento computacional na educação básica: análise com discentes do curso de licenciatura em matemática
Título(s) alternativo(s): Computational thinking in basic education: analysis with undergraduate students in mathematics
Autor(es): Reichert, Janice Teresinha
Barone, Dante Augusto Couto
Kist, Milton
Resumo: O artigo evidencia e discute aspectos sobre as percepções de um grupo de licenciandos em Matemática sobre o assunto Pensamento Computacional, bem como, apresenta uma análise das possíveis contribuições de uma oficina de formação sobre o assunto. O estudo centrou-se na aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, antes e após a realização das atividades entre os meses de abril a julho de 2019. As respostas foram analisadas na perspectiva quali-quantitativa e os resultados obtidos apontam para um desconhecimento inicial dos participantes sobre o assunto, principalmente nas suas relações com a área da Matemática. O oferecimento da oficina permitiu um ganho significativo sobre o assunto e a elaboração de conjecturas sobre a sua inclusão na Educação Básica.
Abstract/Resumen: This article highlights and discusses aspects about the perceptions of a group of undergraduates in Mathematics regarding the subject Computational Thinking. It also presents an analysis of the possible contributions of a training workshop on the subject. The study focused on the application of questionnaires with open and closed questions, before and after the activities between April and July 2019. The answers were analyzed from a qualitative perspective and the results point to an initial lack of knowledge of the participants. about the subject, especially in its relations with the area of Mathematics. The offer of the workshop allowed a significant gain on the subject and the elaboration of conjecture about its inclusion in Basic Education.
Palavras-chave: Matemática
Robótica
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC/SP
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2019v6i3p63-83
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3688
Data do documento: 2019
Título: Ensino da Matemática em Debate
Nímero: 3
Volume do Periódico: 6
Aparece nas coleções:Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REICHERT.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.