Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4752
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Abordagem temática no ensino superior: ensino e aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico a partir do tema solo
Autor(es): Morschheiser, Luana Marciele
Primeiro Orientador: Peres, Gisele Louro
Resumo: O desenvolvimento da Educação Química ainda encontra-se fundamentado na transmissão dos conhecimentos por meio de aulas expositivas. Desta forma alguns professores utilizam o mesmo instrumento didático de maneira contínua, ignorando possibilidades metodológicas para a sala de aula. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo, avaliar a percepção de um grupo de licenciandos do curso de Química-Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS campus Realeza/PR, acerca da utilização da abordagem Temática Freiriana ancorada na proposta epistemológica do Educar pela Pesquisa, a partir do tema Solo no estudo de Equilíbrio Químico, no componente curricular de Química Geral II. A pesquisa foi fundamentada na metodologia da pesquisa-ação, sustentada nos Três Momentos Pedagógicos, com enfoque sobre o ensino e a aprendizagem a partir da prática docente dos professores pesquisadores no espaço-tempo da sala de aula de Química. Considerando os caminhos metodológicos percorridos durante a pesquisa, grande parte dos licenciandos consideraram relevante a abordagem temática para os processos de ensinar e aprender os conceitos abordados no assunto Equilíbrio Químico. Pode-se perceber também o engajamento e o interesse dos envolvidos durante a realização das atividades, nas quais buscou-se a construção dos conhecimentos por meio da contextualização da temática a partir de observações, diálogos, pesquisas, experimentos, entre tantos outros fatos evidenciados ao longo da sequência didática, sendo perceptível a evolução do aprendizado a cada etapa do processo.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Solos
Química
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4752
Data do documento: 13-Dez-2019
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MORSCHHEISER.pdf11,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.