Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4967| Type: | Artigo Cientifico | 
| Title: | Gestão escolar: o papel da gestão escolar frente as metodologias inovadoras dos alfabetizadores | 
| Author: | Silva, Eliana Luísa Chiaradia da | 
| First advisor: | Terra, Mara Teresinha Rodrigues | 
| Resume: | O presente trabalho tem como objeto de estudo a análise de Artigos e/ou obras de autores que discutem as relações interpessoais entre a gestão escolar e os professores, os caminhos da gestão democrática neste contexto, buscando reconhecer qual é o papel do gestor escolar frente as metodologias inovadoras dos alfabetizadores da Educação Básica das escolas da rede pública estadual do Rio Grande Do Sul. O foco principal deste estudo é pesquisar o que os autores trazem sobre as relações no cotidiano escolar entre os gestores e os alfabetizadores de forma que essa coleta de dados possa servir como um suporte de apoio para análise das ações pedagógicas docentes no ciclo de alfabetização baseadas em metodologias inovadoras e como estas propostas podem interferir nas relações entre a gestão e os professores alfabetizadores. Assim, tratou de verificar o papel dos gestores e sua relação com os professores alfabetizadores, o que os textos analisados propõe para o ciclo da alfabetização e como eles dialogam entre si, proximidades e divergências. A metodologia utilizada para a realização desta investigação foi de cunho qualitativo, sendo utilizados recursos da pesquisa bibliográfica. Para o referencial teórico, buscou-se artigos e obras relacionados ao tema do trabalho nos materiais recebidos durante esta Pós, em materiais sugeridos pela orientadora e materiais de acervo próprio. Após essa busca, realizou-se um levantamento dos artigos e obras encontradas, selecionando os que seriam utilizados para a fundamentação teórica. Para complementar a fundamentação teórica, utilizou-se obras de autores que tratam do tema, tais como: Alonso (1978), Libâneo (2009-2012), Marcelos, V. (2009), Minicucci, Ferreiro & Teberoski (1984), entre outros, citados no referencial teórico. Para uma análise destas informações optou-se por dialogar com as ideias encontradas nos artigos e obras, trazidas no referencial teórico. | 
| Keywords: | Relações interpessoais Metodologias inovadoras Alfabetização Gestores Alfabetizadores  | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul | 
| Acronym of the institution: | UFFS | 
| College, Institute or Department: | Campus Erechim | 
| Type of Access: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4967 | 
| Issue Date: | Dec-2021 | 
| Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.