Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/497
Tipo: | Monografia |
Título: | Os saberes da docência na formação do professor de geografia : uma análise sobre os estágios supervisionados |
Autor(es): | Celuppi, Cherlin Bertella |
Primeiro Orientador: | Paim, Robson Olivino |
Primeiro membro da banca: | Deon, Alana Rigo |
Segundo membro da banca: | Pereira, Ana Maria |
Resumo: | O estudo desenvolvido teve como foco identificar os saberes necessários á docência na formação do professor de Geografia durante as atividades dos estágios curriculares. Para a análise sobre os saberes docentes foram selecionados os relatórios de estágio de uma das turmas de licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim (RS). Utilizando-se de mapas de conteúdo os dados foram explanados. As categorias de saberes utilizadas na pesquisa proposta se basearam nos estudos de Selma Garrido Pimenta (1996) que coloca em foco três saberes: os do conhecimento, da experiência e pedagógicos. Com o estudo pode-se identificar que os saberes do conhecimento e pedagógicos foram bastante citados, os saberes experiências não apareceram na mesma proporção, assim mostrou-se a importância da atividade de estágio para o desenvolvimento dos saberes docentes pelos licenciandos. |
Palavras-chave: | Saberes docentes Estágios supervisionados Formação de professores Ensino da geografia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/497 |
Data do documento: | 4-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CELUPPI.PDF | 838,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.