Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/497
Tipo: Monografia
Título: Os saberes da docência na formação do professor de geografia : uma análise sobre os estágios supervisionados
Autor(es): Celuppi, Cherlin Bertella
Primeiro Orientador: Paim, Robson Olivino
Primeiro membro da banca: Deon, Alana Rigo
Segundo membro da banca: Pereira, Ana Maria
Resumo: O estudo desenvolvido teve como foco identificar os saberes necessários á docência na formação do professor de Geografia durante as atividades dos estágios curriculares. Para a análise sobre os saberes docentes foram selecionados os relatórios de estágio de uma das turmas de licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim (RS). Utilizando-se de mapas de conteúdo os dados foram explanados. As categorias de saberes utilizadas na pesquisa proposta se basearam nos estudos de Selma Garrido Pimenta (1996) que coloca em foco três saberes: os do conhecimento, da experiência e pedagógicos. Com o estudo pode-se identificar que os saberes do conhecimento e pedagógicos foram bastante citados, os saberes experiências não apareceram na mesma proporção, assim mostrou-se a importância da atividade de estágio para o desenvolvimento dos saberes docentes pelos licenciandos.
Palavras-chave: Saberes docentes
Estágios supervisionados
Formação de professores
Ensino da geografia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/497
Data do documento: 4-Jul-2016
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELUPPI.PDF838,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.