Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/497
Type: | Monografia |
Title: | Os saberes da docência na formação do professor de geografia : uma análise sobre os estágios supervisionados |
Author: | Celuppi, Cherlin Bertella |
First advisor: | Paim, Robson Olivino |
metadata.dc.contributor.referee1: | Deon, Alana Rigo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Ana Maria |
Resume: | O estudo desenvolvido teve como foco identificar os saberes necessários á docência na formação do professor de Geografia durante as atividades dos estágios curriculares. Para a análise sobre os saberes docentes foram selecionados os relatórios de estágio de uma das turmas de licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim (RS). Utilizando-se de mapas de conteúdo os dados foram explanados. As categorias de saberes utilizadas na pesquisa proposta se basearam nos estudos de Selma Garrido Pimenta (1996) que coloca em foco três saberes: os do conhecimento, da experiência e pedagógicos. Com o estudo pode-se identificar que os saberes do conhecimento e pedagógicos foram bastante citados, os saberes experiências não apareceram na mesma proporção, assim mostrou-se a importância da atividade de estágio para o desenvolvimento dos saberes docentes pelos licenciandos. |
Keywords: | Saberes docentes Estágios supervisionados Formação de professores Ensino da geografia |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/497 |
Issue Date: | 4-Jul-2016 |
Appears in Collections: | Geografia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CELUPPI.PDF | 838.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.