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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Competências gerais e competências específicas na BNCC: qual o lugar da cidadania nos anos inciais?
Autor(es): Munzi, Amanda de Sá
Ittner, Bruna
Primeiro Orientador: Rodrigues, Marilda Merência
Resumo: o presente texto sistematiza os resultados de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão do curso de Pedagogia. Discute a(s) concepções de cidadania presentes e/ou ausentes na BNCC, em especial no âmbito das competências e habilidades a serem desenvolvidas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, realiza uma análise documental da BNCC como um documento de política educacional, focalizando as Competências Gerais e as Competências Específicas previstas para cada área e componente curricular no processo educativo dos dois primeiros anos do ensino fundamental, problematizando o “lugar” da cidadania neste documento, bem como suas abordagens e concepções. Reconhecendo a necessidade e importância da efetivação do exercício da cidadania nas práticas pedagógicas e no ambiente escolar, é possível concluir que a BNCC indica certa ausência na intenção de formar um aluno cidadão, além de vincular as competências e habilidades ao mundo do trabalho.
Palavras-chave: Cidadania
Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
Base Nacional Comum Curricular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5050
Data do documento: 28-Jan-2022
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